Educação do Amapá vive nova era com o Plano de Reestruturação implementado pelo do Governo do Estado
Gestão estadual investiu R$ 83,4 milhões na modernização de 32 escolas, ampliou infraestrutura e nomeou mais de 1,5 mil novos profissionais da rede pública.
 
O Amapá está vivenciando uma nova era na educação. Desde o início de 2023, a atual gestão tem investido fortemente em diversas áreas, contemplando o Plano de Reestruturação da Educação, com modernização, reconstrução de unidades, compra de equipamentos mobiliários e pedagógicos. O objetivo é transformar o ensino público em uma educação que ofereça qualidade, equidade e dignidade aos estudantes amapaenses.
Foram investidos R$ 83.489.282,11, aplicados na modernização e reconstrução de 32 unidades educacionais espalhadas por todo o estado. Essa empreitada fortalece a meta 1.2.2 a), que trata da infraestrutura dos imóveis educacionais.
“O governo tem um olhar cuidadoso para a educação. Desde 2023, fizemos estudos sobre as escolas que demandavam reformas e colocamos isso em prática. Já são mais de 32 obras entregues, com ampliação de salas e entrega de laboratórios. Até o fim do ano, teremos mais de 20 novas inaugurações”, destacou Danielle Dias, secretária adjunta de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
As novas unidades modernas beneficiam dezenas de comunidades dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e Tartarugalzinho.
“Nosso foco é garantir infraestrutura, mas também qualidade. Trabalhamos com avaliações diagnósticas, simulados e encontros com gestores para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem”, concluiu a secretária.
 
Infraestrutura moderna e espaços humanizados
As escolas foram entregues pelo Governo do Amapá com padrão moderno e completo. Foram reconstruídas do piso ao telhado e equipadas com todos os ambientes necessários para o aprendizado. As unidades possuem biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva, área de lazer e convivência, laboratórios de informática e ciências, sala de dança, sala de artes, auditório, cozinha industrial e salas de aula climatizadas, com lousas modernas e mobiliário novo.
A Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes foi a 22ª das 32 unidades reinauguradas. Totalmente reconstruída, recebeu nova cobertura, pintura, piso em korodur e estacionamento com bloquetes.
“A escola ganhou uma nova vestimenta. O Governo do Estado nos deu um novo espaço, mais flexibilidade para o trabalho dos professores e conforto para os alunos. Temos ambientes climatizados, mobiliários novos e uma estrutura que realmente favorece o aprendizado”, pontuou Aramichella Vieira, diretora da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes, em Macapá.
Aramichella também destacou que, após a entrega, houve aumento significativo na procura por novas vagas pela comunidade, que passou a comparar a escola pública a uma particular.
“Após a reestruturação, a procura por vagas aumentou muito. Os pais olham para a escola e dizem: ‘Parece uma escola particular’. Esse reconhecimento é fruto de um investimento que realmente mudou a realidade da nossa comunidade escolar”, completou a gestora.
 
O governo também investiu em equipamentos, com microscópios, materiais completos de ciências, modelos do corpo humano, livros e materiais didáticos novos. Quinze mil Chromebooks estão sendo preparados para distribuição na rede pública de ensino.
“Hoje, a escola tem equipamentos que nos ajudam muito. O laboratório de informática, por exemplo, conta com mais de 30 computadores conectados à internet de qualidade. Isso facilita o ensino e torna o aprendizado mais atrativo”, frisou Ana Carine, professora de Filosofia da Coracy Nunes.
 
Essas iniciativas vêm impactando diretamente os índices educacionais, reduzindo a evasão escolar e aumentando as taxas de aprovação e aprendizado.
Projetos pedagógicos e inovação no aprendizado
Além da modernização física, o Governo do Amapá implantou projetos pedagógicos inéditos. Entre eles, a Central do Enem, curso preparatório gratuito para estudantes da rede pública, a primeira edição do Simuladão Saeb, os programas Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e a criação do Jovem Governador.
A gestão também ampliou a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), premiando os projetos vencedores com recursos financeiros e oportunidades de participação em outras feiras nacionais.
O projeto intitulado Repelente Natural Saúde Total, desenvolvido por estudantes da rede pública, apresentado na Feceap 2025, conquistou o primeiro lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
 
O Festival de Bandas e Fanfarras, realizado durante a 54ª Expofeira, e a Cantata Natalina das Escolas Estaduais, que aconteceu em dezembro de 2024, junto aos programas Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e o inédito Jovem Governador, vêm impulsionando o protagonismo estudantil e ampliando oportunidades em olimpíadas e competições nacionais.
Valorização dos profissionais e novas contratações
O Governo do Amapá não se restringiu às áreas físicas e pedagógicas no programa de Reestruturação da Educação. A valorização salarial de profissionais e as novas contratações também estão incluídas no pacote.
Professores, pedagogos, cuidadores e demais servidores da educação foram beneficiados com um reajuste salarial de 12,30%, sendo 6,27% lineares para todos os servidores e 5,73% adicionais para os trabalhadores da educação, concedidos agora em outubro. Desde o início da atual gestão, os educadores já acumulam mais de 30% de aumento nos vencimentos.
No quadro do magistério, foram realizadas 299 progressões e seis gratificações por aperfeiçoamento. Novos profissionais também foram convocados e nomeados pelo governador Clécio Luís, oriundos do Concurso da Educação de 2022, o maior chamamento em mais de 10 anos.
Ao todo, 1,7 mil profissionais foram convocados para compor o quadro da educação, dos quais 1.550 já foram nomeados, sendo 982 professores, 90 profissionais do AEE, 219 pedagogos, 252 cuidadores e sete intérpretes de Libras. Os novos educadores já iniciaram as atividades com salários acima do piso nacional.
Neste mês ocorre a quarta chamada do concurso, com a convocação de mais 227 professores da educação básica e profissional e 75 pedagogos.
Resultados reconhecidos nacionalmente
O empenho do Governo do Amapá na educação foi reconhecido nacionalmente. O governador Clécio Luís recebeu a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Governo Federal, em reconhecimento aos avanços do programa Criança Alfabetizada.
 
Na última avaliação, 53% das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental já sabem ler, o que representa 6.241 alunos da rede pública. O número de leitores nas escolas estaduais cresceu de 19% para 49%, e nas municipais, de 22% para 55%, demonstrando progresso consistente.
O Plano de Reestruturação da Educação do Governo do Amapá mostra que, com investimento, planejamento e compromisso, é possível transformar a realidade educacional. As obras, os projetos e as ações de valorização dos profissionais revelam que o estado vive uma verdadeira revolução na área da educação, um legado que forma não apenas estudantes mais preparados, mas cidadãos mais conscientes e protagonistas de um futuro melhor.
 
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
 Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!
 
                             
                             
						 
						 
						 
						 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
					 
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                         
                                            
                                        