Exposição no Palácio do Setentrião celebra o Outubro Rosa com arte, emoção e histórias de superação
Mostra reúne artistas amapaenses em homenagem à vida, à prevenção e à força da mulher.

O Palácio do Setentrião se transformou em palco de arte, sensibilidade e conscientização com a exposição “Outubro Rosa, mais do que uma campanha, uma ação pela vida!”, promovida pela Secretaria de Estado da Casa Civil do Amapá. O Projeto Qualidade de Vida levou a mostra, que integra as ações do Outubro Rosa e do Mês do Servidor, reunindo talentos locais e artistas de renome em uma celebração à vida e à importância da prevenção.
A exposição apresenta um rico acervo de artes plásticas e obras audiovisuais, promovendo uma reflexão sobre o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama. As obras estão em exibição no hall de entrada da Casa Civil até o dia 31 de outubro, com visita aberta ao público.
O artista plástico Jeriel Luz, com mais de 30 anos de carreira, ministra a Oficina de Expressão Criativa durante o evento, e também expõe suas obras. Ele destaca a relevância de participar de uma mostra coletiva que une gerações de artistas.
“A oportunidade de expor meus trabalhos no Palácio é ótima, mesmo que muitos já conheçam minha obra. É uma exposição diversa, com artistas que participam pela primeira vez , alguns com apenas 13 anos. É gratificante ver essa troca entre o veterano e os novos talentos”, ressaltou Jeriel.

Entre os participantes, a artesã Leia Leiarte compartilha uma trajetória de superação e emoção. Após enfrentar um longo tratamento contra o câncer, que envolveu quimioterapia, radioterapia e cirurgias, ela encontrou na arte uma nova forma de viver e se curar.
“Ter minhas fotos expostas é uma grande honra. Essa oportunidade veio através da Nani Rodrigues, uma profissional incrível, que se tornou minha amiga. É um privilégio fazer parte do trabalho dessa mega profissional. A arte me ajudou a amenizar a dor e me mostrou que existe vida após o câncer”, contou.

A artista Débora Almeida, que também participa da exposição, reforça a importância de unir arte e conscientização.
“Sou muito grata por participar desta iniciativa. É muito pertinente poder, através da minha arte, contribuir com a discussão sobre os cuidados que as mulheres devem ter com o corpo, a mente e a saúde. É a primeira vez que participo de algo assim, e me sinto muito feliz por poder colaborar com essa causa”, afirmou.

Além da mostra, o público pôde participar da Oficina de Artes Plásticas, Expressão Criativa, com técnicas de pintura em tela ministradas por Jeriel Luz, em um convite à imersão artística e à descoberta de novos talentos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!