Parceria entre o Governo do Amapá e a editora O Zezeu lança importantes obras durante a Folia Literária Internacional do Amapá
O objetivo é valorizar escritores locais e dar visibilidade à produção literária do estado.

A edição 2025 da Folia Literária Internacional do Amapá, realizada de 2 a 5 de outubro no Parque do Forte, em Macapá, reforçou o compromisso do Governo do Estado com a valorização da literatura amapaense. Durante o evento, foram lançadas diversas obras que integram a coleção “Folia de Livros”, um projeto que vem se consolidando como uma das principais iniciativas de estímulo à produção literária local.
Resultado da parceria entre o Governo do Amapá e a editora O Zezeu, a coleção reúne títulos de diferentes gêneros e autores de várias regiões do estado, ampliando o diálogo entre a literatura amapaense e o cenário nacional. Nesta edição, foram lançados os seguintes livros:
- "Ele sabiá e outras histórias". Autor: Claudio Queiroz (Bailique) - Livro de crônicas.
- "Descaso atento". Autor: Fausto Suzuki (Macapá) - Livro de contos.
- "Por amor e circuitos". Autor: Felipe Raiol (Macapá) - Livro de contos.
- "Reflexões em um quarto qualquer". Autora: Fernanda Garcia (Macapá) - Livro de poemas.
- "Todas as coisas moram em mim". Autora: Jéssica Thaís (Macapá) - Livro dividido em duas partes, poemas e dramaturgia.
- "Canção dos corpos". Autora: Leacide Moura (Macapá) - Livro de poemas.
- "Votos de (des)amor". Autora: Lorrana Maciel (Macapá) - Livro de poemas.
- "Reflexos do amor". Autora: Nara Ferreira (Macapá) - Livro de poemas.
- "Théo - O desastre fabuloso". Autor: Netto Romano (Macapá) - Livro de poemas.
- "O remidor". Autor: Sam Pepper (Samuel Costa) (Laranjal do Jari) - Romance.
Além da coleção, o Governo lançou também o livro “Varal Literário - Vol. II", uma coletânea que reúne textos de 102 autores que participaram da Folia Literária em 2024. A obra é fruto de um projeto que transformou a poesia em um verdadeiro varal simbólico, representando liberdade criativa e expressão popular.
Outro destaque foi o lançamento da obra “Oficinas Criativas: Multilinguagens”, que reúne produções resultantes das atividades realizadas durante os quatro dias da Folia em 2025. Também foram reeditados os livros dos homenageados desta edição, Ângela de Carvalho com "Pescadores de Sonhos" (Cortez Editora; 2017) e Paulo Tarso Barros, com “Poemas de aço & No dentro de mim” (O Zezeu; 2025), fortalecendo a preservação da memória e da trajetória de autores fundamentais para a cultura do Amapá.


Para a secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Miceli, a coleção “Folia de Livros” reafirma o papel do evento como espaço de incentivo e difusão literária.
“A cada edição, a coleção amplia o espaço dos nossos autores e reforça o compromisso do Governo do Amapá com a democratização do acesso à leitura e à produção literária. É emocionante ver tantos talentos sendo reconhecidos e publicados dentro de um evento que é, ao mesmo tempo, uma festa e uma celebração da identidade amapaense”, destacou a secretária.

A Editora O Zezeu também desempenha papel essencial nesse processo de valorização da escrita local. Para a representante da editora, Lulih Rojanski, a proposta vai além de publicar livros — é construir pontes entre a literatura, o território e as pessoas.
“Nosso propósito é dar voz a escritores que muitas vezes não encontram espaço nas grandes editoras. A parceria com o governo potencializa isso, transformando o sonho de muitos autores em realidade e consolidando o Amapá como um polo de criação literária”, afirmou.

A coleção Folia de Livros, o lançamento de “Varal Literário” e as produções das Oficinas Criativas confirmam a Folia Literária Internacional do Amapá como uma das maiores vitrines da cultura e da literatura produzida às margens do Amazonas — um evento que celebra a palavra, o afeto e a força da criação literária amapaense.
A iniciativa integra o Programa de Governo que garantiu a retomada da Feira Literária do Estado, viabilizando a publicação e reedição de livros de autores locais e ampliando o acesso da população à produção literária do Amapá.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!