Governo do Amapá e Caixa Econômica Federal firmam protocolo para ampliar assistência técnica a agricultores familiares
Ação tem como objetivo avaliar a viabilidade da inclusão de serviços de ATER aos mutuários que optarem por contratá-los, fortalecendo a agricultura familiar, ampliando a produtividade e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

O Governo do Amapá, por meio do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), firmou nesta terça-feira, 7, um Protocolo de Intenções com a Caixa Econômica Federal (Caixa), para o desenvolvimento de um projeto piloto voltado à prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) a agricultores beneficiários da linha de crédito Pronaf B.
O acordo tem como objetivo avaliar a viabilidade da inclusão de serviços de ATER aos mutuários que optarem por contratá-los, fortalecendo a agricultura familiar, ampliando a produtividade e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.
"Aqui estamos tratando de crédito e microcrédito para os pequenos, para fazer o recurso chegar na ponta. É isso que estamos fazendo agora. Esse recurso vai para a mão de empreendedores populares, pequenos produtores, que vão gerar emprego, renda, comprar no comércio local, produzir e desenvolver. E isso dá resultado", garantiu o governador do Amapá, Clécio Luís.
De acordo com o documento, a Caixa é habilitada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para operacionalizar repasses de recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO), voltados ao Microcrédito Produtivo Rural (Pronaf B).
A parceria reconhece que a assistência técnica é um componente essencial para o sucesso do crédito rural, pois agrega valor ao financiamento ao oferecer suporte técnico produtivo, contribuindo para o aumento da renda, adoção de tecnologias sustentáveis e melhor gestão das propriedades rurais.

“A assistência técnica é o caminho para garantir que o crédito chegue de forma eficiente e gere resultados reais para o agricultor. Essa parceria com a Caixa reforça o papel do Rurap como agente de desenvolvimento rural no estado”, afirmou o diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz.
O protocolo, assinado também pelo diretor nacional de produtos de varejo da Caixa, Luiz Francisco Barros, estabelece que os detalhes operacionais como forma de contratação, remuneração e execução dos serviços serão definidos em instrumento próprio, a ser formalizado posteriormente, respeitando os princípios da transparência, livre escolha e não vinculação contratual prévia.
“A assistência técnica é essencial para orientar, capacitar e garantir que os recursos cheguem com eficiência a quem mais precisa. Já beneficiamos mais de 1.300 famílias e distribuímos mais de R$ 15 milhões em microcrédito. Vamos continuar avançando, fortalecendo a agricultura familiar e promovendo oportunidades no campo", afirma Barros.
Com o projeto piloto, o Governo do Amapá e a Caixa Econômica Federal reforçam o compromisso conjunto de fortalecer o setor rural, promovendo crédito acessível e assistência técnica de qualidade como ferramentas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão produtiva no campo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!