Governo do Amapá participa do 19º Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, em Brasília
Evento reuniu especialistas de todo o país para debater inovação, tecnologia e os novos rumos da Previdência Social.

Com o apoio do Governo do Estado, as servidoras Rafaela Queiros e Elaine Pereira, integrantes da Amapá Previdência (Amprev) participaram do 19º Congresso Brasileiro de Direito Previdenciário, que aconteceu em Brasília (DF).
Representando a instituição previdenciária, as advogadas que participaram do Congresso integram a Procuradoria Jurídica da Amprev e tiveram a oportunidade de trocar experiências, atualizarem-se tecnicamente e se aprimorarem profissionalmente com a presença de especialistas da área previdenciária de todo o país.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), o Congresso é o maior e mais influente evento da área na América Latina. Com o tema “Novos Riscos, Inovação Tecnológica e a Reestruturação das Políticas Previdenciárias”, o encontro reuniu juristas, magistrados, advogados públicos e especialistas para discutir os rumos da previdência no Brasil, incluindo o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e o complementar.

A programação contou com palestras, painéis e arenas de debate que abordaram temas como automação, inteligência artificial, desafios da gestão pública previdenciária e o impacto das transformações sociais e tecnológicas no sistema de proteção social.
Para Rafaela Queiros, as oficinas sobre RPPS proporcionaram novos conhecimentos e práticas que irão contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Amprev.
“A capacitação continuada em RPPS garante que os servidores estejam atualizados sobre as novas regras, o que é fundamental para evitar erros e retrabalho na concessão, manutenção e pagamento de benefícios. Além disso, contribui para a padronização e a melhoria dos processos internos, o que resulta em uma gestão mais eficiente, na redução de custos e de prazos de espera para os segurados”, destacou Rafaela.

Elaine Pereira ressaltou que o Congresso é destinado a profissionais do Direito de todo o Brasil que desejam aprofundar conhecimentos, ampliar conexões, compartilhar experiências e fortalecer estratégias de atuação, promovendo o debate, a educação e o desenvolvimento científico e social na área previdenciária.
“Servidores bem treinados podem oferecer um atendimento mais preciso e útil, orientando os beneficiários sobre seus direitos e deveres. Isso é especialmente importante em questões complexas como a melhor opção de regime previdenciário. Dessa forma, é possível ampliar a integração entre as esferas de governo e promover o aperfeiçoamento das práticas que asseguram direitos e fortalecem políticas públicas”, frisou Elaine.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!