Amapá sedia o 4º Encontro do ICLEI Amazônia e fortalece protagonismo na agenda climática, com apoio do Governo do Estado
Evento pré-COP30 vai reunir, por três dias, lideranças políticas, especialistas, organizações da sociedade civil e representantes internacionais para debater o papel estratégico dos governos frente aos desafios climáticos.

O Amapá sedia nesta segunda-feira, 6, o 4º Encontro Regional Amazônico do ICLEI Brasil, com o tema “Conectando Cidades e Estados Rumo à COP 30”. O evento, apoiado pelo Governo do Estado, acontece até quarta-feira, 8, no Museu Sacaca, em Macapá, e reunirá lideranças políticas, especialistas, organizações da sociedade civil e representantes internacionais para debater o papel estratégico dos governos na agenda climática global, especialmente no que vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
A programação conta com palestras, oficinas, sessões temáticas, visitas técnicas e momentos de articulação entre governos locais, destacando temas como bioeconomia, justiça climática, inovação, gênero e biodiversidade. A expectativa é fortalecer a colaboração entre cidades e estados amazônicos, promovendo uma transição ecológica justa, com desenvolvimento sustentável e inclusão social.
Com 73,5% de seu território composto por áreas protegidas e 95% de floresta nativa preservada, o Amapá é um dos estados mais preservados do Brasil. Agora, com a realização do 4º Encontro do ICLEI, consolida-se como um dos principais articuladores da pauta climática na Amazônia.
Durante os dias de programação, serão realizados painéis temáticos, oficinas, visitas técnicas e rodas de diálogo que envolvem temas como:
- Governança Climática e Resiliência;
- Financiamento Verde;
- Cidades Sustentáveis;
- Soluções baseadas na Natureza;
- Juventudes e Transição Justa;
O encontro também será uma plataforma para o fortalecimento da articulação entre os estados e municípios da Amazônia Legal, com foco em soluções integradas e inclusivas, que respeitem as especificidades territoriais da região.

Amapá e o ICLEI
Desde sua adesão ao ICLEI, em 2023, o estado do Amapá vem consolidando sua atuação como referência na construção de soluções sustentáveis, participando ativamente dos debates climáticos internacionais, incluindo as COPs 28 e 29. Agora, o 4º Encontro Amazônico marca mais um passo significativo rumo à COP30, que será realizada em novembro em Belém do Pará.
O Governo do Amapá, vem construindo uma trajetória de ações que conciliam proteção ambiental e desenvolvimento econômico, como a construção do Plano de Sociobioeconomia, manejo florestal e regularização fundiária sustentável, energias renováveis e políticas voltadas à conservação do bioma amazônico.
Organizado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o encontro dá continuidade a uma série de edições regionais iniciada em 2022, passando por Barcarena (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), e tem como missão preparar os territórios amazônicos para ocupar um papel central na governança climática global.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!