'Aqui estamos ressaltando o quanto é necessário investir em eventos tradicionais no Amapá', afirma governador Clécio, em visita ao Festival do Abacaxi
Com apoio do Governo do Estado, o evento celebra a força da agricultura familiar e a diversidade cultural do estado e movimenta a economia no município.

O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhado do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, senador Randolfe Rodrigues e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, prestigiou uma das maiores programações festivas do interior do estado, o Festival do Abacaxi, que neste ano chegou à 31ª edição, no município de Porto Grande.
Na noite de sábado, 4, a comitiva foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Elielson Moraes, e pelos vereadores do município. Também integraram a comitiva deputados estaduais e federais, além de secretários de Estado e prefeitos de outros municípios amapaenses.
“Estamos aqui para prestigiar e reforçar nosso apoio aos festivais no interior do Amapá, que certamente trazem benefícios econômicos à cidade e também aos munícipes. Isso mostra que precisamos fomentar essas programações”, destacou o governador Clécio Luís.

Com uma intensa programação e ampla estrutura, a comitiva acompanhou o trabalho de mais de 200 empreendedores, na maioria portograndenses, que ofereceram aos visitantes desde artesanato até alimentação e iguarias produzidas a partir do abacaxi.
“Estamos vendo o quanto é necessário investir em eventos tradicionais no Amapá, e o festival de Porto Grande é prova disso. Muitas famílias garantem o sustento com as vendas, e isso só é possível graças à união entre os entes políticos”, declarou o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre.
Um dos destaques desta edição do festival foi a inserção de um novo espaço específico para a exposição de produtos com matéria-prima sustentável extraída diretamente da floresta.
“Esse festival é um dos mais tradicionais que temos, o que é muito importante. Apresenta uma grande programação de shows, mas também valoriza os produtores rurais e empreendedores populares, que trazem as produções para comercialização. Esse é o reflexo de um trabalho administrativo que atende à população”, afirmou o ministro Waldez Góes.
A programação, que contou com shows nacionais, como o do cantor Pablo, também contemplou atividades culturais, exposições e vendas de produtos sustentáveis oriundos da floresta.

“Não é apenas uma festa. É também uma atividade que apresenta os potenciais da nossa cultura, as iguarias de um dos frutos que mais produzimos, que é o abacaxi. Toda essa estrutura faz parte do planejamento para o desenvolvimento das atividades nos municípios”, garantiu o senador Randolfe Rodrigues.

O evento oferece três dias de programação cultural e artística, com uma estrutura preparada para receber atrações locais e nacionais, além de fomentar a economia criativa, envolvendo empreendedores de diversos municípios.
“Isso é uma valorização para os nossos munícipes. Receber em nossa cidade toda essa comitiva de parlamentares mostra o compromisso de cada um deles com Porto Grande”, finalizou o prefeito Elielson Moraes.
Apoio do Governo do Estado
O Governo do Amapá tem fomentado diretamente as festividades no interior do estado. Somente neste ano, já foram apoiados eventos como a Festa de São Tiago (Mazagão), Carnaguari (Ferreira Gomes), os Festivais do Cupuaçu (Serra do Navio), do Pirarucu (Cutias do Araguari), entre outros.
31º Festival do Abacaxi
Realizado pela Prefeitura de Porto Grande, em parceria com o Governo do Amapá, o deputado federal Acácio Favacho e o Instituto Baluarte da Amazônia, o festival é considerado patrimônio cultural imaterial do Amapá.
O tradicional evento, que celebra a força da agricultura familiar e a diversidade cultural do estado, reuniu milhares de visitantes de diversas regiões para três dias de intensa programação no balneário da cidade.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!