Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LANÇAMENTO DE LIVRO

Livro “Amapá 80 anos: A Pátria das Águas” é lançado durante a Folia Literária Internacional com apoio do Governo do Estado

Resultado do Prêmio Flimac de Poesia, a obra contou com a parceria da Editora do Senado Federal e do mandato do senador Randolfe Rodrigues.

Por Ana Anspach
05/10/2025 12h15
O lançamento do livro contou com a presença dos 30 poetas

No sábado, 4, no estande do Senado Federal, foi lançado o livro “Amapá 80 anos: A Pátria das Águas” durante a Folia Literária Internacional do Amapá 2025.

Com uma programação diversificada, a terceira edição da Folia Literária, coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), vem promovendo, entre outras atividades, o lançamento de diversas obras literárias.

A obra, que celebra os 80 anos do Território Federal do Amapá, reúne os 30 poemas vencedores do Prêmio Flimac de Poesia 2023, realizado em agosto daquele ano, além de poesias de autores convidados e textos elaborados por membros da coordenação do Festival.

A idealizadora do Flimac, Carla Nobre

A professora Carla Nobre, idealizadora do Flimac e uma das organizadoras do livro, destacou que a publicação é um verdadeiro retrato poético do Amapá.

“Em cada página, nos deparamos com a beleza e a vastidão do rio Amazonas, o maior do mundo, com os batuques dos tambores, o sabor do açaí e a memória viva de um povo que se reconhece na palavra. Este livro traduz a nossa identidade e vai apresentar, para diversos estados, quem somos e como vivemos”, afirmou a professora.

Os poemas do livro “Amapá 80 anos: A Pátria das Águas” foram escritos por diversas mãos, representando não apenas talento, mas também a diversidade de vozes: negros, mulheres, LGBTQIAPN+, moradores de periferias, indígenas, quilombolas, veteranos e poetas em início de carreira.

O livro ‘Amapá 80 anos: a pátria das águas’

O economista Charles Chelala, coordenador do mandato do senador Randolfe Rodrigues, ressaltou o apoio contínuo ao Festival:

“O Flimac conquistou o coração do senador Randolfe Rodrigues, e tudo o que for possível será assegurado para que o Festival cresça cada vez mais.”

Publicada pela editora do Senado Federal, sob coordenação do Conselho Editorial, a obra teve 200 exemplares disponibilizados pelo mandato do senador Randolfe Rodrigues para distribuição. Além disso, o livro será enviado a todas as bibliotecas públicas do Amapá.

“Esse é um momento muito importante para a literatura do Estado, e iniciativas como esta são essenciais para que os talentos tucujus sejam reconhecidos”, concluiu Chelala.

O coordenador do mandato do senador Randolfe Rodrigues, Charles Chelala

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura