Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E ACOLHIMENTO

Outubro Rosa: Governo do Amapá garante atendimento de saúde humanizada às mulheres do Jardim Açucena, em Macapá

Em celebração ao mês de prevenção ao câncer de mama, uma série de ações de saúde irá percorrer cinco habitacionais levando serviços e atendimento.

Por Alexandra Flexa
06/10/2025 09h27
A série de ações de saúde itinerante ocorre em celebração ao Outubro Rosa

Mulheres do Residencial Jardim Açucena, na Zona Sul de Macapá, receberam neste sábado, 4, na Escola Estadual Reinaldo Damasceno, os primeiros atendimentos da série de ações de saúde itinerante promovida pelo Governo do Amapá em celebração ao Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama. A iniciativa garante serviços médicos, escuta qualificada e orientações sobre cuidados com a saúde do público feminino.

A ação realizada pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Habitação (Sehab), irá percorrer até 25 de outubro cinco conjuntos habitacionais da capital. Com uma equipe formada por ginecologista, clínico geral, psicólogo, nutricionista e equipe de enfermagem, os profissionais garantem um serviço especializado em acolhimento e cuidado integral humanizado para quem mais precisa e para quem não dispõe de tempo durante os dias da semana.

Serviços com foco nas mulheres, mas também disponíveis para todos os públicos

A iniciativa, além de ampliar o acesso à saúde, conscientiza sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que continua sendo a principal causa de morte por câncer entre mulheres no mundo. A moradora do Jardim Açucena, Sheila Rozana Silva, de 48 anos, não perdeu tempo em procurar o atendimento assim que soube da presença da equipe de saúde no habitacional.

Sheila Rozana Silva, de 48 anos

“Fazia tempo que eu estava precisando desses atendimentos e, hoje, eu consegui aqui tudo o que eu precisava, consultei com clínico geral, nutricionista, ginecologista e psicóloga, tudo sem fila e sem espera. Fui bem atendida, me senti muito acolhida e muito bem cuidada por todos, é um atendimento especial que a gente sai daqui melhor”, declarou Sheila.

A médica ginecologista obstetra, doutora Joyce Rassy, que atua no serviço de saúde itinerante da Sesa, destacou o cuidado que a equipe tem ao atender às mulheres e a importância de falar da prevenção para a saúde.

Joyce Rassy, médica ginecologista obstetra

“Por diversos fatores essas mulheres por serem mães, dona de casa e trabalhar fora acabam esquecendo de cuidar de si. No atendimento fazemos essa escuta acolhedora e seguimos com as orientações e encaminhamentos necessários para que elas continuem o tratamento de que necessitam. Além disso, a gente destaca que esse cuidado é indispensável o ano inteiro com o autoexame e consultas periódicas a cada seis meses”, enfatizou Joyce.

Durante a ação, as pacientes recebem orientações gerais, não apenas sobre como fazer o autoexame do câncer de mama, ou onde buscar atendimento, mas também sobre reeducação alimentar, atividade física, métodos contraceptivos, saúde mental para o equilíbrio do corpo e da mente, planejamento familiar, laqueadura entre outros. Todos os casos recebem orientações sobre os serviços disponíveis e encaminhamentos para tratamento.

Saúde ganha destaque com atendimento humanizado e acolhimento na hora da consulta médica

A gerente de Ciclos de Vida da Sesa, Michele Souza, que integra a ação itinerante, enfatiza a importância do atendimento dentro dos habitacionais e dos bairros próximos.

Michele Souza, gerente de Ciclos de Vida da Sesa

“Iniciamos a série de ações dos habitacionais pelo Jardim Açucena e aqui percebemos a satisfação das pessoas em buscar qualidade de vida e receber vários atendimentos de saúde em um só lugar. Dentro dos habitacionais e bairros, levamos acesso na porta de quem mais precisa. A descentralização dos serviços com a presença do Estado levando atendimento humanizado fortalece o sistema de saúde com mais efetividade e melhor qualidade de vida para as pessoas", ressaltou. 

Com a atenção voltada principalmente para as mulheres, a ação é aberta ao público em geral. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá com a saúde e o bem-estar da população feminina ao levar serviços essenciais aos locais onde vivem, promovendo acesso, acolhimento e prevenção de forma humanizada e próxima das comunidades. A missão continua nas próximas semanas com atendimentos programados.

Homens, crianças e mulheres participaram da ação de saúde

Confira as próximas ações:

Sexta-feira, 10

  • Residencial Nelson dos Anjos;

Quarta-feira, 15

  • Residencial Vila dos Oliveiras;

Sábado, 18

  • Residencial Macapaba;

Sábado, 25

  • Residencial  Miracema.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde