Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO PARA O MERCADO

Cerca de 60 moradores do Residencial Miracema são capacitados no curso de coquetelaria e gestão de restaurantes pelo Governo do Amapá

Mixologia, sommelier, bartender e especialidade em garçom foram as áreas ofertadas. Os cursos são um incentivo para empreender e adentrar no mercado de trabalho.

Por Bianck Bastos
06/10/2025 11h27
Mixologia, sommelier, bartender e especialidade em garçom foram as áreas ofertadas

Para incentivar o empreendedorismo e qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, o Governo do Amapá mais uma vez capacitou cerca de 60 moradores do Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá, nas áreas de mixologia, sommelier, bartender e gestão de restaurante. Foram duas semanas de qualificação com atividades teóricas e práticas de 60 horas-aula.

O encerramento dos cursos aconteceu em um restaurante na orla da capital, na sexta-feira, 3. Os participantes colocaram em prática todos os conhecimentos aprendidos, desde servir uma mesa até a elaboração de drinks no bar. Uma das alunas em destaque foi Monique Vilanir, de 36 anos, que comentou que a capacitação foi além das suas expectativas.

Monique Vilanir, de 36 anos

“Escolhi os cursos de bartender e mixologia, porque estão em ascensão no estado, precisam de profissionais qualificados e é uma oportunidade de ganhar um dinheiro para sustentar a minha família. E eu gostei muito dessa área, está abrindo portas e foi além da minha expectativa essa capacitação”, destacou Monique.

O instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Jucicley Gomes, explicou a importância dos cursos e evidenciou que há uma alta demanda por esses prestadores de serviços no mercado de trabalho.

Jucicley Gomes, instrutor do Senac

“Sabemos que o mercado de trabalho tem muita deficiência de grandes profissionais nessas áreas. Então, formar essas duas turmas de bartender e mixologia é um grande ganho para o nosso mercado. E sabemos que tem muita gente que tem a habilidade de desenvolver e estão desenvolvendo melhor suas habilidades de drinks e coquetéis, que chamamos de arte da alquimia. Para mim, foi de grande satisfação ver o desempenho e saber que esses alunos gostaram dessa área e estão buscando conhecimento e profissionalismo”, comentou o professor.

Dos clássicos aos contemporâneos, foram ensinados os drinks montados e batidos como a caipirinha, caipirosca, margarita, mojito, "sex on the beach", “surise” além dos shots flamejantes. Já na área de sommelier, os alunos aprenderam sobre a composição dos vinhos, combinações de sabores e a forma correta de servir os clientes.

Max Morais ao meio (camisa cinza) e equipes do Plantão Social do Miracema e do PTS

“São mais de 60 alunos formados, concluíram esse curso com sucesso. Quando o Governo do Estado traz essas capacitações para os moradores do Miracema é uma forma de assegurar que essas pessoas que mais precisam sejam atendidas pelo poder público. Essa formação é um incentivo para os moradores galgarem novos degraus no mercado de trabalho e assim ter uma vida mais próspera. Todos os alunos estão de parabéns pelo grande empenho durante as aulas”, ressaltou um dos coordenadores do Plantão Social, Max Morais.

Em outro momento, numa cerimônia especial, os alunos receberão os certificados e com uma surpresa. As atividades que foram coordenadas pela Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) fazem parte do trabalho técnico-social do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Beba com moderação e, se for beber, não dirija!

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!