‘Passam atuar na linha de frente da segurança pública do Amapá’, destaca governador Clécio Luís sobre militares concluintes do curso da Rotam
Com investimento e valorização, Governo do Amapá reforça segurança pública com 19 novos formandos do 10º Curso Operacional, considerada uma das mais exigentes da corporação.

O Governo do Amapá celebrou a formatura do 10º Curso Operacional de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (10º COR/Rotam), da Polícia Militar (PM-AP) na terça-feira, 30. A capacitação formou 19 militares, e é considerada uma das mais exigentes da corporação. O principal objetivo é preparar os policiais para atuarem em ocorrências de alta complexidade.
"A solenidade marcou a conclusão de uma etapa desafiadora na vida profissional dos policiais, que agora passam a reforçar a tropa de elite responsável por atuar na linha de frente da segurança pública do estado", destacou Clécio Luís, governador do Amapá.
Este é o segundo curso realizado na atual gestão, e reforça a política de valorização e qualificação dos profissionais da segurança pública do Amapá. O primeiro foi o no 9º COR, realizado em 2023, com 18 policiais formados, sendo 12, da Polícia Militar do Amapá, e outros 6 policiais militares vindos de outros estados do Brasil, sendo 3 do Pará,1 do Maranhão, 1 de Santa Catarina e 1 do Acre, para obter a doutrina e formação da Rotam do Amapá.

De acordo com levantamentos da PM-AP, a Rotam é responsável por cerca de 60% dos atendimentos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), a qual faz parte, o que a torna uma das companhias mais atuantes e respeitadas da instituição.
A cerimônia contou com a presença do governador do Estado, Clécio Luís, do vice-governador, Antônio Teles Júnior, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, do secretário de Segurança Pública, delegado Cezar Vieira, do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Klebson Nascimento e outras autoridades.

Familiares dos formandos também prestigiaram o evento, reforçando a importância do apoio às trajetórias dos novos operadores. Durante a solenidade foi anunciado pelo governador Clécio Luís, que a Rotam passará a atuar na Zona Norte de Macapá. A mudança acontecerá por meio da permuta com o BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), sem prejuízo aos projetos sociais já desenvolvidos na região. Segundo o gestor, o objetivo é ampliar a presença territorial da Polícia Militar em uma das áreas mais populosas da capital.

"A medida também representa um reforço no enfrentamento ao crime organizado e às facções criminosas. É um momento de reconhecimento desses policiais que concluíram um curso difícil e de grande responsabilidade, mas também de reafirmação do compromisso do Estado em levar mais segurança à Zona Norte. Queremos a polícia cada vez mais próxima e presente na vida da população”, destacou o governador, ao ressaltar o papel estratégico da Rotam no combate à criminalidade e também social que a segurança pública exerce perante a sociedade.
O secretário de Segurança Pública, delegado Cézar Vieira, enfatizou que a formatura reflete o investimento contínuo em valorização e integração das forças policiais, promovido pela gestão do governador Clécio Luís.

“Atuamos em um ambiente de valorização e investimentos na segurança, com resultados expressivos e entregas jamais vistas no Amapá. A nova turma de 'rotamzeiros' representa mais tranquilidade para a população. O povo do Amapá dorme mais seguro sabendo que temos novos policiais preparados para atuar na linha de frente", disse o gestor.
Em sua fala, o comandante da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, explanou sobre o esforço exigido durante o curso e o valor do brevê conquistado pelos formandos. “Os senhores que estão se formando entendem o que vale esse curso e o que custou para terem esse resultado. Valorizem todos os dias esse aprendizado e essa conquista que carregam no peito”, afirmou.

Costa Júnior lembrou que a Polícia Militar vai além da repressão ao crime, atuando também na prevenção, ressaltando o papel do Governo do Amapá nos investimentos em capacitação e estrutura para a corporação .
“Não há cenário hoje de segurança pública em que não se pense na presença da Polícia Militar nas ruas. E quando falamos em combate às organizações criminosas, é impossível não pensar na Rotam dentro desse contexto. A gestão está fazendo a sua parte e a Polícia Militar mostra cada vez mais seu valor, e tenho certeza de que os senhores farão a diferença nas ruas”, concluiu o comandante.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!