Governo do Amapá forma 19 novos agentes da Rotam e reforça segurança na Zona Norte de Macapá
Cerimônia marca a conclusão do curso de formação e reforça o compromisso com a proteção da população e o combate à criminalidade na capital.

O Governo do Amapá fortaleceu o sistema de segurança pública do estado com a formatura de 19 novos agentes da Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) da Polícia Militar. A solenidade, que marcou a conclusão do 10º Curso Operacional, foi realizada na última terça-feira, 30 de setembro, na Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, em Macapá.
A iniciativa integra a política estadual de investimento contínuo na capacitação e especialização das forças de segurança. Os novos agentes atuarão prioritariamente na Zona Norte da capital, ampliando a capacidade de patrulhamento tático e o combate qualificado a grupos criminosos na região.
A solenidade contou com a presença do governador Clécio Luís, do vice-governador Teles Júnior, autoridades civis e militares.

A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, como o do soldado Matheus Oliveira dos Santos, de 23 anos, que realizou o sonho de seguir os passos do pai, Major Paulo Sérgio Costa dos Santos, um dos precursores da Rotam no Amapá.
“O curso da Rotam é a consolidação de um sonho muito grande para mim. Carrego como grande exemplo o meu pai, o Major Sérgio, hoje na reserva. Ele fez o curso e foi um dos pioneiros da Rotam no Amapá. Estar aqui hoje, passando pelo que ele passou, vivendo essa história, não é fácil, mas é muito gratificante”, destacou o soldado.

O Major Sérgio, que ingressou na PM em 1986 e participou da implantação do Bope, expressou orgulho pela conquista do filho:
“É uma alegria imensa ver meu filho concluindo o curso e seguindo os passos da carreira militar. Sempre digo a ele que não é fácil enfrentar a criminalidade. Como pai, às vezes me preocupo, mas sei do preparo que tive e sei do preparo que um policial da Rotam recebe. Estou muito feliz em vê-lo conquistando o espaço dele”, afirmou.
Formação intensa e especializada
Durante três meses, os formandos passaram por uma rotina rigorosa, com mais de 30 disciplinas, entre elas: instrução de tiro, gerenciamento de crises, técnicas e táticas de abordagem, direitos humanos e polícia comunitária.
A Rotam é uma força essencial nas operações de alto e altíssimo risco, sendo responsável por cerca de 60% dos Boletins de Ocorrência registrados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Reconhecimento institucional
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado Cezar Vieira, destacou o comprometimento da gestão estadual com a valorização dos profissionais da segurança pública:
“É surpreendente ver o compromisso do governador Clécio Luís com os avanços na segurança. Esta é a segunda turma de Rotam formada nesta gestão, o que demonstra o apreço com os servidores e o firme comprometimento com a segurança da população. Hoje, damos as boas-vindas a 19 novos ‘rotanzeiros’, prontos para servir com excelência.”

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, reforçou a importância estratégica da nova formação:
“Esses novos agentes chegam para reforçar o policiamento ostensivo e especializado, especialmente na Zona Norte de Macapá, oferecendo uma resposta mais eficiente às necessidades da população. A Rotam se consolida como força imprescindível na proteção e tranquilidade da sociedade amapaense.”

Reforço histórico na Rotam
Este é o segundo curso de Rotam concluído na atual gestão, totalizando 31 novos policiais militares incorporados à companhia, um aumento de 50% no efetivo em relação a 2022.
Com papel fundamental no enfrentamento à criminalidade, a Rotam mantém a posição como uma das principais forças de elite da Polícia Militar, responsável por grande parte das ocorrências de alta complexidade no Amapá.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!