Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Amapá forma 19 novos agentes da Rotam e reforça segurança na Zona Norte de Macapá

Cerimônia marca a conclusão do curso de formação e reforça o compromisso com a proteção da população e o combate à criminalidade na capital.

Por Jamylle Nogueira
01/10/2025 19h00
Solenidade, que marcou a conclusão do 10º Curso Operacional, foi realizada na Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, em Macapá

O Governo do Amapá fortaleceu o sistema de segurança pública do estado com a formatura de 19 novos agentes da Companhia de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (Rotam) da Polícia Militar. A solenidade, que marcou a conclusão do 10º Curso Operacional, foi realizada na última terça-feira, 30 de setembro, na Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, em Macapá.

A iniciativa integra a política estadual de investimento contínuo na capacitação e especialização das forças de segurança. Os novos agentes atuarão prioritariamente na Zona Norte da capital, ampliando a capacidade de patrulhamento tático e o combate qualificado a grupos criminosos na região.

A solenidade contou com a presença do governador Clécio Luís, do vice-governador Teles Júnior, autoridades civis e militares.

Governador Clécio Luís participou da formatura dos policiais

A cerimônia foi marcada por momentos emocionantes, como o do soldado Matheus Oliveira dos Santos, de 23 anos, que realizou o sonho de seguir os passos do pai, Major Paulo Sérgio Costa dos Santos, um dos precursores da Rotam no Amapá.

“O curso da Rotam é a consolidação de um sonho muito grande para mim. Carrego como grande exemplo o meu pai, o Major Sérgio, hoje na reserva. Ele fez o curso e foi um dos pioneiros da Rotam no Amapá. Estar aqui hoje, passando pelo que ele passou, vivendo essa história, não é fácil, mas é muito gratificante”, destacou o soldado.

Soldado Matheus Oliveira dos Santos, de 23 anos, concretizou o sonho de seguir a carreira do pai, o Major Sérgio, um dos precursores da Rotam no Amapá

O Major Sérgio, que ingressou na PM em 1986 e participou da implantação do Bope, expressou orgulho pela conquista do filho:

“É uma alegria imensa ver meu filho concluindo o curso e seguindo os passos da carreira militar. Sempre digo a ele que não é fácil enfrentar a criminalidade. Como pai, às vezes me preocupo, mas sei do preparo que tive e sei do preparo que um policial da Rotam recebe. Estou muito feliz em vê-lo conquistando o espaço dele”, afirmou.
 
Formação intensa e especializada
Durante três meses, os formandos passaram por uma rotina rigorosa, com mais de 30 disciplinas, entre elas: instrução de tiro, gerenciamento de crises, técnicas e táticas de abordagem, direitos humanos e polícia comunitária.

A Rotam é uma força essencial nas operações de alto e altíssimo risco, sendo responsável por cerca de 60% dos Boletins de Ocorrência registrados pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Reconhecimento institucional
O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado Cezar Vieira, destacou o comprometimento da gestão estadual com a valorização dos profissionais da segurança pública:

“É surpreendente ver o compromisso do governador Clécio Luís com os avanços na segurança. Esta é a segunda turma de Rotam formada nesta gestão, o que demonstra o apreço com os servidores e o firme comprometimento com a segurança da população. Hoje, damos as boas-vindas a 19 novos ‘rotanzeiros’, prontos para servir com excelência.”

O secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, delegado Cezar Vieira

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior, reforçou a importância estratégica da nova formação:

“Esses novos agentes chegam para reforçar o policiamento ostensivo e especializado, especialmente na Zona Norte de Macapá, oferecendo uma resposta mais eficiente às necessidades da população. A Rotam se consolida como força imprescindível na proteção e tranquilidade da sociedade amapaense.”

Comandante-geral da Polícia Militar do Amapá, coronel Costa Júnior

Reforço histórico na Rotam
Este é o segundo curso de Rotam concluído na atual gestão, totalizando 31 novos policiais militares incorporados à companhia, um aumento de 50% no efetivo em relação a 2022.

Com papel fundamental no enfrentamento à criminalidade, a Rotam mantém a posição como uma das principais forças de elite da Polícia Militar, responsável por grande parte das ocorrências de alta complexidade no Amapá.

A Rotam mantém a posição como uma das principais forças de elite da Polícia Militar do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!