Governo do Amapá recebe conselheiro da Embaixada da França para fortalecer cooperação educacional
François Legué visitou escolas e instituições, conheceu abordagem da língua e cultura francesa no estado, além de alinhar parcerias educacionais.

O Governo do Amapá recebeu, nesta segunda, 29, e terça-feira, 30, o conselheiro de Cooperação e Ação Cultural no Brasil da Embaixada da França, François Legué. Durante a visita, ele conheceu escolas e instituições educacionais que promovem o ensino da língua e da cultura francesa.
A visita foi solicitada pelo próprio conselheiro, que aproveitou a vinda ao estado para conhecer de perto o trabalho desenvolvido com os estudantes amapaenses, além de alinhar novas ações no âmbito das parcerias já consolidadas. O objetivo é fortalecer a integração entre as culturas, promover a troca de conhecimentos e garantir a continuidade do trabalho conjunto.
Na ocasião, François visitou as escolas estaduais Professora Marly Maria e Augusto dos Anjos, ambas parceiras da Embaixada da França pelo projeto Francescola, além do Centro Cultural Franco-Amapaense e do Centro de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.
“Fiquei muito impressionado com o trabalho e os esforços realizados. Vamos continuar a apoiar, esperando que sigam desenvolvendo um trabalho sólido”, declarou o conselheiro François Legué.

Também foi realizada uma reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seed), com a presença da secretária Sandra Casimiro e de representantes do Grupo de Trabalho de Relações Internacionais e Educação. Durante o encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas desde o início da atual gestão, em 2023, e foi solicitado apoio para iniciativas como a aplicação de testes de proficiência e programas de intercâmbio.
“Discutimos diversas ações importantes para o fortalecimento do ensino de francês no estado, como o Estágio Amazônico, a formação de professores e todo o trabalho que o Amapá já vem realizando na área do ensino da Língua Francesa”, destacou a secretária.
Para a professora de francês Juciane Rios, a visita representa um reconhecimento aos projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino e serve como incentivo para que os alunos se dediquem ainda mais.
“É uma honra poder apresentar nossos trabalhos, fruto da parceria entre a Embaixada da França e o Estado do Amapá, pelos acordos de cooperação educacional, cultural e científica. Espero que tenhamos muitas outras visitas como esta, para podermos continuar partilhando experiências”, afirmou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!