Aos 74 anos, moradora do Pirativa recebe prótese dentária na ação Mais Sorriso do Governo do Amapá e celebra a transformação
Maria Vitória recuperou a autoestima de forma gratuita, após duas décadas convivendo com problemas dentários e sem sorrir.

Na comunidade São Raimundo do Pirativa, em Santana, a quarta-feira, 24, foi marcada pela emoção de dona Maria Vitória, de 74 anos. Após mais de duas décadas convivendo com problemas dentários e escondendo o sorriso, a moradora finalmente recebeu uma prótese dentária durante a segunda etapa da ação Mais Sorriso, programa do Governo do Amapá que leva atendimento odontológico especializado e gratuito às comunidades ribeirinhas.
A espera foi longa, mas, segundo dona Maria, cada segundo valeu a pena.
“Foi uma espera cheia de ansiedade, mas hoje posso dizer que valeu a pena, valeu muito a pena mesmo. Saio daqui transformada, com um sorriso que há muito tempo não conseguia mostrar”, contou, com lágrimas nos olhos e alegria estampada no rosto.
Ex-merendeira da escola da comunidade, dona Maria sempre esteve atenta às oportunidades e não perdeu um único dia da ação desde o início.
“Todo dia eu vinha, e sempre trazia mais alguém comigo. Nunca deixaria passar essa chance, porque um tratamento desses custa mais de mil reais na cidade, sem contar as despesas da viagem. Aqui, foi tudo de graça: consulta, medicamentos e até o tratamento dentário”, relatou.
A última vez que havia se consultado foi há seis meses, mas ainda precisava realizar exames complementares. Ao saber da chegada do Mais Sorriso, decidiu esperar para fazer tudo perto de casa.
“Sempre dizia que, quando conseguisse juntar um dinheiro, ia arrumar os dentes. Foram mais de 20 anos esperando. Nesse tempo, as pessoas riam de mim, caçoavam, e até minha fala mudou. Eu sentia vergonha até de sair em fotos com minha neta, porque não podia sorrir. Hoje, isso acabou”, disse, emocionada.
A emoção foi ainda maior porque, no mesmo dia em que recebeu a prótese, dona Maria tinha um compromisso especial: o casamento da filha, em Macapá. Ela chegou a pensar em não ir, para priorizar o tratamento, mas foi surpreendida com a agilidade da equipe do programa.
“Hoje de manhã eu disse para minha filha: ‘me desculpa, não vou poder estar com você, porque preciso colocar meus dentes’. Mas agora que estou com o sorriso renovado, vou sim. Vou chegar no casamento dela transformada, com alegria e autoestima recuperada”, afirmou.
Ao sair da cadeira do dentista, dona Maria foi recebida com abraços, aplausos e até uma embarcação preparada especialmente para levá-la à capital a tempo da cerimônia.
“Quando saí de casa hoje, minha netinha me perguntou: ‘Vó, a senhora não vai ficar mais banguela?’. Agora posso dizer: não, nunca mais. Ninguém vai caçoar de mim de novo. Vou voltar a sorrir, conversar sorrindo, porque hoje sou uma nova pessoa”, declarou, com firmeza.

Um sorriso que muda vidas
Histórias como a de dona Maria Vitória mostram o impacto social do Mais Sorriso, que alia tecnologia, atendimento humanizado e inclusão social. Para a comunidade, não se trata apenas de um procedimento odontológico, mas de devolver autoestima, dignidade e esperança.
“Hoje eu volto para casa renovada, pronta para sorrir em todas as fotos com minha neta e, principalmente, para comemorar o casamento da minha filha com a cabeça erguida e o sorriso no rosto. Esse foi o maior presente que eu poderia receber”, finalizou dona Maria.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!