Governo do Amapá promove 1º Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental da Amazônia
O evento de dois dias reúne representantes dos sete estados da região Norte para debater e planejar ações conjuntas voltadas à Educação Ambiental.

O Governo do Amapá promove nesta quinta-feira, 25, o segundo dia do 1º Encontro das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental da Amazônia (CiEAs). O evento, sediado no auditório do Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, reuniu representantes dos sete estados que compõem a região Norte para discutir e articular ações integradas em prol da educação ambiental.
Participaram do encontro membros das CiEAs do Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Amazonas e Tocantins, com representantes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Educação, além de integrantes da sociedade civil.
A programação contou com a presença da facilitadora nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea), Jacqueline Guerreiro, que ministrou a palestra “Incidência em Políticas Públicas para a Educação Ambiental”, seguida de uma oficina voltada à criação da Rede de Educação Ambiental do Amapá.

“Os temas apresentados aqui fazem parte dos preparativos para a criação da primeira Rede de Educação Ambiental do Amapá. É um marco para o estado. Neste encontro, compartilhamos experiências, ações e iniciativas da Rebea que podem contribuir significativamente para essa construção”, destacou Jacqueline.
Além de impulsionar a criação da Rede de Educação Ambiental do Amapá, o encontro também teve como finalidade fomentar uma agenda comum entre os estados da região, fortalecendo redes e comunidades envolvidas com a temática, especialmente diante da realização da COP 30, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém do Pará, em novembro.

A secretária técnica adjunta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Cleane Pinheiro, ressaltou que a iniciativa reforça a política ambiental do governo estadual.
“Este encontro fortalece a gestão ambiental do Amapá, principalmente por estar alinhado à política do governador Clécio, que prioriza a preservação ambiental e a proteção dos nossos recursos naturais”, afirmou.
A criação da Rede de Educação do Amapá, vai possibilitar que as instituições desenvolvam projetos, troquem conhecimentos, experiências e melhores práticas, potencializando o impacto das inciativas de educação ambiental. Além disso, a rede contribui para a formação de uma cidadania ativa e consciente, indispensável para a construção de um futuro sustentável.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou que o evento acontece em um momento oportuno e amplia a mobilização já em curso nas escolas do estado.

“Acabamos de concluir a maior Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente que o Amapá já realizou. Percorremos o estado de norte a sul, ouvindo nossos estudantes e dialogando sobre propostas ambientais. Agora, construir uma agenda em parceria com outros estados fortalece ainda mais o engajamento dos nossos jovens na pauta ambiental”, enfatizou.
Durante o encontro, também foram debatidos os desafios e perspectivas das CiEAs da região Norte, a definição de um produto final para o evento e a periodicidade das futuras edições.

“Mais do que articular regionalmente as CiEAs, este encontro amplia a integração das políticas públicas de educação ambiental e contribui diretamente para a criação da Rede de Educação Ambiental do Amapá. Ao final das atividades, os membros do encontro elaboram uma carta conjunta que será apresentada na COP 30”, explicou Renata Camila Hubner, coordenadora de Educação Ambiental da Sema.
O encerramento do evento incluiu o Balanço Ético Global, com participação de professores da Rede de Educadores Ambientais do Amapá, além de uma reunião ampliada com as CiEAs nacionais.
Conheça os membros da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amapá (CiEA-AP):
- Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema)
- Secretaria Estadual de Educação (Seed)
- 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA)
- Assembleia Legislativa do Amapá (Alap)
- Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes)
- Associação de Guardas-Parque do Amapá
- Associação de Moradores e Produtores da Comunidade Remanescente do Quilombola Rosa
- Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa)
- Conselho Estadual de Educação do Amapá
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
- Guarda Florestal Ambiental do Amapá
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
- Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa)
- Instituto de Proteção e Prevenção ao Meio Ambiente (Inpa)
- Instituto Akari
- Instituto Mapinguari
- Instituto Pensar
- Ministério Público do Amapá (MPA)
- Serviço Social da Indústria (Sesi-AP)
- Serviço Social do Comércio (Sesc-AP)
- Universidade Estadual do Amapá (Ueap)
- Universidade Federal do Amapá (Unifap)
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!