Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FEIRA NACIONAL

Artesãos do Amapá movimentam mais de R$ 114 mil em vendas durante feira nacional no Ceará

Com apoio do Governo do Estado, cerca de 10 empreendedores comercializam cerca de mil peças artesanais.

Por João Clésio
25/09/2025 10h05
Foram comercializadas cerca de mil peças artesanais, de 9 a 14 de setembro

Com incentivo do Governo do Estado, a participação de 10 artesãos amapaenses na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza (CE), movimentou mais de R$ 114 mil em vendas. Os números são Pesquisa de Comercialização e Satisfação aplicada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Foram comercializadas cerca de mil peças artesanais, de 9 a 14 de setembro, período de realização da Fenacce. Os artesãos Francisco Baia, David Campos, Elziele Moraes, Jéssica Damásio, José Orlando, Rosângela Silva, Suely Pantoja, Antônia Cunha, Shirlene Correa e Zaniele Forte foram selecionados para o evento por meio de edital de chamamento público, conforme diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

O Amapá esteve presente na Feira de Artesanato com a participação 10 artesãos

Esta é a terceira vez, em 2025, que os artesãos do Amapá participam de feiras nacionais com apoio do Governo do Estado. A primeira foi no Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, em maio, em São Paulo, e em julho, na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior do segmento na América Latina.

Uma das participantes na Fenacce deste ano foi a mestra artesã, Rosângela Nascimento. A experiência foi considerada bastante positiva.

“É sempre gratificante a gente mostrar a nossa arte para o Brasil e para o Mundo. E ter essa oportunidade, através de articulação do governo, tem um significado enorme para nós artesãos”, informou.

Mestra artesã Rosângela Nascimento no estande da Fenacce expondo peças artesanais

O Governo do Estado fez o transporte das peças de Macapá até o Centro de Eventos do Ceará, o retorno do que não foi vendido no caminhão baú do PAB e apoio na organização do estande. Os artesãos tiveram custeadas passagens e hospedagem pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá (Sebrae/AP) para participação na Fenacce 2025.

“É parte da política do Governo do Estado de incentivar e estimular a presença dos artesãos em grandes eventos locais e nacionais, seguindo um cronograma anual. E as feiras de artesanato são um meio de levar a nossa arte para milhares de pessoas e uma forma de garantir uma renda para o segmento”, destacou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!