Artesãos do Amapá movimentam mais de R$ 114 mil em vendas durante feira nacional no Ceará
Com apoio do Governo do Estado, cerca de 10 empreendedores comercializam cerca de mil peças artesanais.

Com incentivo do Governo do Estado, a participação de 10 artesãos amapaenses na Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza (CE), movimentou mais de R$ 114 mil em vendas. Os números são Pesquisa de Comercialização e Satisfação aplicada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).
Foram comercializadas cerca de mil peças artesanais, de 9 a 14 de setembro, período de realização da Fenacce. Os artesãos Francisco Baia, David Campos, Elziele Moraes, Jéssica Damásio, José Orlando, Rosângela Silva, Suely Pantoja, Antônia Cunha, Shirlene Correa e Zaniele Forte foram selecionados para o evento por meio de edital de chamamento público, conforme diretrizes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Esta é a terceira vez, em 2025, que os artesãos do Amapá participam de feiras nacionais com apoio do Governo do Estado. A primeira foi no Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, em maio, em São Paulo, e em julho, na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior do segmento na América Latina.
Uma das participantes na Fenacce deste ano foi a mestra artesã, Rosângela Nascimento. A experiência foi considerada bastante positiva.
“É sempre gratificante a gente mostrar a nossa arte para o Brasil e para o Mundo. E ter essa oportunidade, através de articulação do governo, tem um significado enorme para nós artesãos”, informou.

O Governo do Estado fez o transporte das peças de Macapá até o Centro de Eventos do Ceará, o retorno do que não foi vendido no caminhão baú do PAB e apoio na organização do estande. Os artesãos tiveram custeadas passagens e hospedagem pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá (Sebrae/AP) para participação na Fenacce 2025.
“É parte da política do Governo do Estado de incentivar e estimular a presença dos artesãos em grandes eventos locais e nacionais, seguindo um cronograma anual. E as feiras de artesanato são um meio de levar a nossa arte para milhares de pessoas e uma forma de garantir uma renda para o segmento”, destacou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!