Gestores estaduais orientam e oferecem apoio pedagógico a professores da rede pública de ensino após 'Simuladão Saeb'
Episódio do podcast 'Café Pedagógico' também apresenta a ferramenta Focus, com relatório completo e passo a passo para melhorar o desempenho dos alunos.

Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) do Governo do Amapá gravaram um episódio especial do podcast Café Pedagógico para orientar professores sobre o planejamento após os resultados do Simuladão Saeb, realizado nesta quarta-feira, 24, nos 16 municípios do Amapá.

“O podcast tem o objetivo de abordar o processo de avaliação com nossos gestores e coordenadores pedagógicos. A equipe pedagógica traz orientações técnico-pedagógicas para que os professores possam atuar sobre as fragilidades identificadas na aprendizagem dos alunos, preparando-os para a prova de proficiência do Saeb, em outubro”, explicou Danielle Dias, secretária de Políticas Educacionais da Seed.
CONFIRA O EPISÓDIO DO CAFÉ PEDAGÓGICO
No episódio, além das orientações, é apresentado o sistema Focus, uma ferramenta de apoio que permitirá aos professores e gestores acessar relatórios completos do Simuladão, para os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.
"Estamos promovendo este momento para que todos possam tirar dúvidas e receber ferramentas que estarão à disposição da rede após a realização do simulado", reforçou a secretária.

O coordenador da coordenadoria de desenvolvimento e normatização das políticas educacionais (Codnope), Dr. Bruno Marcelo, informou que também estará disponível um material de apoio impresso todo detalhado que pode ser usado para tirar dúvidas dos educadores.
"Produzimos um manual pós-simulado para orientar a rede. Ele traz sugestões e um passo a passo de como os coordenadores pedagógicos podem orientar os professores. A principal ação é reunir a equipe docente, traçar um plano de ação e recompor o aprendizado para garantir uma boa avaliação no Saeb", disse Bruno.

Sistema Focus
Para complementar o trabalho pedagógico, a Seed, em parceria com a empresa Motrix e o Proesc, disponibilizou a plataforma Focus. O programa permite acompanhamento detalhado, planejamento estratégico e intervenções pedagógicas personalizadas.
A ferramenta se destaca por atuar em várias frentes da educação, oferecendo indicadores claros e confiáveis, mediação pedagógica adequada a cada nível de dificuldade, alinhamento curricular com priorização dos conteúdos e análise detalhada de resultados para apoiar decisões pedagógicas.
Com uma visão sistêmica para decisões e qualificação para recursos, os professores terão antecipação do desempenho da turma, orientações claras e acompanhamento individualizado, para proporcionar aos alunos aprendizagem personalizada com intervenções direcionadas que potencializam seus resultados.

Como utilizar a ferramenta?
- Acessar a plataforma Focus;
- Fornecer a senha padrão disponibilizada no Podcast;
- Ao entrar, analisar o desempenho dos alunos, identificar níveis de aprendizagem;
- Seguir as orientações pedagógicas disponíveis em “Como seguir avançando?";
- Colocar em prática os planos de ação disponibilizados.
Simuladão Saeb no Amapá
Uma iniciativa inovadora do Governo do Amapá, o Simuladão Saeb, acontece em 233 escolas públicas com a participação de mais de 24 mil estudantes. As provas aplicadas nesta quarta-feira, 24, seguem a mesma linha da avaliação oficial da educação básica (Saeb) contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental. O objetivo é identificar pontos de melhoria e desenvolver ações direcionadas antes da aplicação oficial da prova, prevista para outubro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!