Programa Zera Fila: em menos de 10 meses, Governo do Amapá supera meta e garante quase 6 mil cirurgias no Hcal
Dados são de dezembro de 2024 até a metade de setembro deste ano. Compromisso da atual gestão supera meta estabelecida de 650 procedimentos mensais e fortalece a rede pública de saúde.

O programa Zera Fila, criado pelo Governo do Amapá para reduzir o tempo de espera por cirurgias, está mudando a vida de diversas famílias. De dezembro de 2024 até a metade de setembro deste ano, já foram realizadas 5.948 cirurgias em diferentes especialidades, superando a meta estabelecida de 650 procedimentos por mês no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
Conforme o relatório, os meses de julho e agosto foram os mais produtivos do Zera Fila, com 813 e 743 procedimentos, respectivamente. Em setembro, até o dia 16, já foram contabilizadas 383 cirurgias, consolidando a tendência de superação de metas. Entre as principais demandas, estão procedimentos ortopédicos, cirurgias gerais, vasculares e de catarata, além de neurocirurgias, que concentravam boa parte da demanda reprimida no estado.

Dedicação Coletiva
O secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Rinaldo Martins, ressalta que o resultado é fruto de dedicação coletiva.

“A meta, com o programa funcionando amplamente, era cerca de 650 cirurgias mensalmente. Nos meses de abril e maio, foram realizados 695 e 767 procedimentos, respectivamente, e até a metade de setembro, já registramos 383 cirurgias. O Zera Fila surpreende pelos números alcançados, mas esse foi um trabalho diário, feito por todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde e paceiros envolvidos na missão. Nós trabalhamos para cumprir a determinação do governador Clécio Luís e da secretária de Saúde, Nair Mota”, destacou.

Cuidado integral
O avanço do Zera Fila representa mais do que números. Para os pacientes, significa menos tempo de espera, mais dignidade, qualidade de vida e a chance de retomar atividades cotidianas antes limitadas pelo adoecimento.
A marca foi possível graças ao empenho de toda a equipe de trabalhadores da saúde estadual e de uma gestão compartilhada assertiva com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), responsável pelo atendimento no Hcal, e dos investimentos do Governo do Estado na saúde.
O Governo do Amapá reforça que o programa é uma política permanente de saúde, com foco em reduzir desigualdades e garantir que a população tenha acesso ao cuidado especializado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!