Mais Sorriso: Governo do Amapá leva serviços odontológicos de alta tecnologia para comunidades quilombolas de Santana
Nesta segunda-feira, 22, inicia a segunda etapa da ação especializada em São Raimundo do Pirativa.

A comunidade quilombola de São Raimundo do Pirativa, em Santana, vive um momento histórico com a chegada da segunda etapa da ação Mais Sorriso, do Governo do Amapá. A partir desta segunda-feira, 22, os moradores terão acesso a procedimentos odontológicos de alta complexidade, realizados com tecnologia de ponta que até pouco tempo só estavam disponíveis em clínicas privadas.
O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou com a cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, no domingo, 21, a chegada dos equipamentos e profissionais responsáveis pelos atendimentos.

“Eu fico emocionado, assim como todos vão se emocionar ao longo desta semana, porque é um trabalho contínuo, não uma ação passageira. Essa é a grande diferença: não é algo rápido, feito às pressas, mas sim uma semana inteira dedicada a cuidar das pessoas. Estamos oferecendo aqui o atendimento mais moderno da odontologia, com equipamentos que só se encontram em clínicas privadas de alto custo, mas que estarão disponíveis para todos que buscarem um atendimento de qualidade”, afirmou o governador.

Entre os dias 22 e 25, a população terá acesso a serviços inéditos na região: tratamento de canal em até meia hora, pinos e coroas feitos na hora, e próteses confeccionadas em 3D. Coordenadora do programa Mais Sorriso, Priscilla Flores ressaltou o avanço para os moradores do Pirativa.
“Chegamos neste domingo aqui na comunidade de São Raimundo do Pirativa com a nossa equipe para iniciar a segunda etapa da grande ação do Mais Sorriso. Já tivemos atendimentos clínicos, tanto odontológicos quanto médicos, e agora vamos iniciar os tratamentos especializados: canal, pinos, próteses. Tudo com muita tecnologia. Vocês vão poder acompanhar como, em pouco tempo, conseguimos transformar sorrisos e muitas vidas”, destacou.

Inovação no atendimento
Os profissionais de saúde bucal do Governo do Amapá participaram de um treinamento com o protocolo inovador “Endo Resto”, que possibilita realizar tratamento de canal em sessão única. O método foi ministrado pelo especialista em endodontia Manoel Eduardo Machado, que veio de São Paulo com sua equipe para capacitar os dentistas amapaenses e também participar da ação.
“Essa ação que hoje realizamos no Amapá também acontece em São Paulo e em outros 12 países da América Latina. O objetivo é mostrar, na prática, a capacidade que temos de oferecer um trabalho de excelência, com qualidade, precedência científica e, sobretudo, compromisso social. Não se trata apenas de tratamento odontológico, mas de garantir dignidade e devolver confiança às pessoas”, explicou Machado.

O protocolo inclui desde a reabilitação com pino de fibra de vidro até a confecção de coroas e próteses em fresadoras digitais — equipamentos semelhantes a impressoras 3D, capazes de produzir peças em apenas oito minutos.
Para o vice-presidente da Associação de Moradores, Sidnei, o impacto da ação vai muito além do atendimento:
“Essa é a primeira vez que a nossa comunidade recebe uma ação desse porte, com uma equipe tão qualificada. É algo que facilita a vida das pessoas, porque o governo olha para a identidade de cada cidadão e oferece cuidado de verdade. Imagine só: pessoas que saem daqui com um sorriso novo, não apenas estético, mas de alegria, satisfação e dever cumprido. É isso que a gente sonha, é isso que a gente quer”, afirmou.

Amapá como referência
O Amapá é o primeiro estado do Brasil a adotar o protocolo “Endo Resto” dentro do serviço público, consolidando-se como referência em inovação odontológica. O programa Mais Sorriso alia prevenção, restauração e reabilitação oral, levando dignidade e autoestima para comunidades distantes.
Na segunda etapa em São Raimundo do Pirativa, além dos atendimentos odontológicos, a ação também conta com serviços de saúde geral, apoio do Super Fácil das Águas, Capitania dos Portos, ações de bem-estar animal e atividades esportivas para as crianças da comunidade.
Com o uso da tecnologia, aliado ao novo protocolo, pacientes que antes precisavam de meses de tratamento agora podem voltar para casa em poucas horas com o sorriso restaurado.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!