Estudantes do Amapá participam do lançamento da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética
Competição promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é voltada para o aprendizado sobre energia, sustentabilidade e futuro.

Cerca de 150 estudantes participaram do lançamento da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) no Amapá, que ocorreu nesta sexta-feira, 19, na Escola Estadual Prof.ª Josefa Jucileide Amoras Colares, em Macapá. A competição é voltada para estudantes e professores de todo o Brasil, com direito a diversos prêmios.
Até 30 de setembro, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas podem se inscrever na Olimpíada. As fases 1 e 2 estão marcadas para os dias 6 e 10 de outubro, com desafios gamificados, simulados interativos e a prova, aplicados nos respectivos estados. Já a fase 3 e a premiação acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro, em Brasília (DF). Professores também concorrem a prêmios, mas são avaliados pelo engajamento nas etapas.

"A gente precisa estimular os estudantes a promoverem mudanças de comportamento e, consequentemente, a mudança na qualidade da vida da população para que a gente possa melhorar o ambiente que vivemos. Então, é uma responsabilidade muito grande de participar do projeto, mas também melhorar a vida e a sociedade para todos nós", frisa o vice-governador, Teles Junior.
Na edição de 2024, o vencedor da ONEE foi um amapaense, da Escola Estadual Prof.º Afonso Arinos de Melo Franco, de Santana. Para a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, é necessária a participação de alunos da rede pública, para que sejam multiplicadores da sustentabilidade e também para mostrar o potencial do estado.

"É uma oportunidade que se dá ao aluno, de conhecer novas possibilidades, novos horizontes, porque há muito potencial; e é nisso que nós estamos trabalhando, nas capacidades e no protagonismo dos nossos estudantes. É essencial que a juventude esteja envolvida em pautas tão importantes como essa porque o futuro é deles. Essa conscientização e atuação para a eficiência energética tem mesmo que ser trabalhada desde já e nós, claro, não poderíamos ficar de fora", afirma a secretária Sandra.
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), envolvendo 48 distribuidoras de energia de todo o país. Até o fim do país, a distribuidora do Amapá, CEA Equatorial, fará blitz nas escolas para incentivar a participação e o engajamento do estado, visando uma cultura energética mais consciente.

"A importância dessa Olimpíada é o cenário, a exposição do nosso estado em cenário nacional, a disseminação do conhecimento, dos alunos conhecerem o que é a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, conseguir falar com seus pais, com seus irmãos, com seus colegas, com os vizinhos, para que torne o uso da energia de forma mais eficiente para uso doméstico, além de aprender sobre a eficiência energética", explica o gerente de relacionamento do grupo CEA Equatorial, Jorgemiro Junior.
O estudante Mateus Figueiredo, de 14 anos, está no 9º ano e diz se sentir motivado a participar da competição e concorrer a prêmios, mas também se aprofundar nos conhecimentos sobre energia.
"Esse conhecimento que está sendo passado é bastante necessário, porque não só no Amapá, como em outros estados também, existem alunos interessados nesses assuntos, mas que nem sempre tem oportunidades como essa. Eu fiquei curioso sobre a Olimpíada, e também orgulhoso de saber que o nosso estado já conseguiu a medalha de ouro ano passado", conta Mateus.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!