Outubro Rosa
Notícias
17/08/2012 11h07 - Atualizado em 17/08/2012 11h07
Vitamina A será oferecida na Campanha de Vacinação deste sábado
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação, lançada pelo Ministério da Saúde (MS), que acontecerá no período de 18 a 24 de agosto, traz uma novidade: a oferta de suplemento de vitamina A para crianças menores de cinco anos. A medida estabelecida pelo MS integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano e que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.

No Amapá, técnicos da Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Área Técnica de Nutrição e Alimentação, realizaram, no dia 13, treinamentos aos técnicos dos 16 municípios do Estado. Os profissionais foram qualificados no manuseio da substância, além de ser definida uma estratégia para cada município a ofertar a suplementação de vitamina A.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica, Amerson Maramalde, o objetivo do governo é combater a pobreza absoluta e a falta de nutrição na primeira infância e apresentar como um dos eixos a ampliação da cobertura dos programas de combate à anemia e à deficiência de vitamina A.

"Após a capacitação, os municípios terão autonomia para definir a melhor estratégia de combate à anemia. Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque irão ofertar a megadose de vitamina A, a partir dessa campanha de vacinação, dia 18. O suplemento entrará no quadro preventivo do Ministério da Saúde, sendo distribuído o ano todo, ou seja, os pais podem procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou o agente comunitário de saúde de seu bairro, e solicitar a informação.

Além disso, neste sábado, 18, os pais devem solicitar à equipe de vacinação a megadose de vitamina A a seus filhos", explica Maramalde.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação