Outubro Rosa
Notícias
14/08/2012 17h37 - Atualizado em 14/08/2012 17h37
Amapá se prepara para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Orientação metodológica para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional
Ampliar imagem
Orientação metodológica para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional
Ampliar imagem
Orientação metodológica para a Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional

A Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap) promoveu nesta terça-feira, 14, curso de capacitação e preparação para os que estarão envolvidos na Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (CEDR-AP), agendada para ocorrer no período de 20 a 22 de setembro, em Macapá.

A consultora do Ministério da Integração Nacional, Maria Tereza, foi a facilitadora da habilitação e fez a orientação metodológica por meio do documento da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR).

"O objetivo da nossa visita é fazer com que o Estado possa conhecer a metodologia e adaptá-la para a Conferência Estadual. Queremos fazer a reformulação do Plano Nacional de Desenvolvimento Regional e ouvir a população das mais diversas localidades", disse a consultora do Ministério.

A intenção era vivenciar o projeto que trata da metodologia e, nesse sentido, foram montados grupos de trabalhos, espaços democráticos para análise e diálogo sobre cada eixo temático. Os participantes escolhiam e apontavam temas que achavam relevantes para debater e defender.

Maria Tereza explicou ainda que, ao final das conferências, um relatório é elaborado e enviado em até sete dias para a Comissão Nacional, contendo: identificação da etapa, lista de princípios e diretrizes e a lista dos delegados eleitos pelo Estado.

De acordo com o documento do Ministério, o texto de referência da CNDR tem o papel de estimular e instigar a discussão. As propostas apresentadas são somente uma primeira provocação, uma chamado ao debate, para que ao longo do segundo semestre de 2012, a partir de uma reflexão, as melhorias sejam concretas.

Participaram da capacitação representantes de secretarias de Estado, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Amapá (Fecomércio), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea), do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e da Fundação Tumucumaque.

Conferências

A realização da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, precedida de conferencias em todas as vinte e sete unidades federadas brasileiras, assim como nas cinco macrorregiões do país, é um momento privilegiado para a construção participativa de uma nova Politica Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Fabíola Gomes/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação