Outubro Rosa
Notícias
31/07/2012 13h43 - Atualizado em 31/07/2012 13h43
Galeria Alcy Araújo será reinaugurada nesta sexta com recital e música instrumental
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Recital de poemas e a música instrumental de Nonato Leal vão dar o tom à reinauguração da Galeria Alcy Araújo nesta sexta-feira, 3, às 19h. Mais um espaço, a exemplo do Cantinho Elcy Lacerda, dedicado à ocupação de exposições com temáticas periódicas, lançamento de livros e encontros literários, no térreo da Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda.

Um cantinho de memórias, que guarda elementos do acervo pessoal do intelectual, escritor, poeta e jornalista Alcy Araújo, como manuscritos, cinzeiro, livros, fotos, escrivaninha, a primeira máquina datilográfica, sua caneta cativa, entre outros.

A Biblioteca Elcy Lacerda, desde sua inauguração pelo governador Camilo Capiberibe, em 27 de abril deste ano, se propõe como um centro de ampliação de espaços para manifestações artísticas na capital, numa importante iniciativa que busca agregar o papel da educação e da pesquisa.

A nova estrutura contempla espaços lúdicos, cheios de personalidade. "É importante que as pessoas usufruam da Biblioteca ao máximo. Temos espaços magníficos, além da Galeria Alcy Araújo e do Cantinho da Elcy Lacerda, como a sala Afroindígena, a Infanto-juvenil, a de obras raras, etc.  As pessoas estão bitoladas à internet e perderam o hábito de explorarem o mundo fantástico que a leitura nos livros nos proporciona, e no espaço artístico-cultural que as bibliotecas representam. Além de centro de pesquisa, também um espaço para exposições, encontros literários, lançamentos", ressalta o secretário de Cultura, Zé Miguel.

Porém, bibliotecas vão muito além dos livros, e se adequando às demandas da atualidade, a Biblioteca Elcy Lacerda também tem uma sala específica para pesquisas on-line, com oito computadores com acesso à internet e um auditório com capacidade para 100 pessoas, aberto a pequenos eventos e solenidades, com agendamento prévio.

"O objetivo dos nossos funcionários é prestar serviço de qualidade no apoio ao ensino e à pesquisa, facilitando o acesso à informação para toda a comunidade. São aproximadamente 200 visitas diárias, com consultas a livros, revistas, teses, jornais, internet, incluindo empréstimos domiciliares (na sala circulante, com romances), realizadas por usuários regulares da Biblioteca", acrescenta a diretora Lulih Rojanski.

As coleções da Biblioteca estão à disposição de toda a comunidade para consulta local, mas o empréstimo é exclusivo para usuários cadastrados.

A Galeria Alcy Araújo seguirá a mesma norma: um espaço aberto a artistas interessados em mostrar sua arte, basta agendar previamente, na secretaria da Biblioteca.

Serviço:

Reinauguração da Galeria Alcy Araújo, na Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda

Dia: 03.08.2012

Hora: 19h

Conheça mais sobre Alcy Araújo, clicando aqui:

Rita Torrinha/Secult

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação