Outubro Rosa
Notícias
26/07/2012 11h47 - Atualizado em 26/07/2012 11h47
Hospital de Emergência oferece o melhor em tratamento de queimados no Amapá
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital de Emergência é o único que faz procedimento médico de queimaduras de terceiro grau no Estado do Amapá. Além de atender as vítimas de queimaduras graves, a unidade também presta socorro a pacientes que sofreram acidentes com escalpelamento.

Atualmente, seis pacientes estão internados, sendo quatro vítimas de queimaduras e duas de escalpelamento. Para os pacientes e acompanhantes, o atendimento prestado pelo médico responsável, Augusto Pupio, e pela equipe de enfermeiros é um diferencial para a recuperação rápida dos internos.

"Nunca é fácil vir para um hospital, principalmente a gente, que vem da maneira mais cruel. Eu fui vítima de violência doméstica, meu companheiro me jogou álcool e ateou fogo, tive 70% do corpo queimado. O tratamento que me dispensaram aqui é muito bom, estou sendo tratada com carinho e recebendo os cuidados médicos que preciso", contou Raquel Lima, 33 anos.

Benedito Brito está acompanhando a filha de nove anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de barco. Para ele, o atendimento prestado pela equipe do CTQ é o melhor que a filha poderia receber.

"Eu achava que a minha menina não iria sobreviver, ela ficou muito machucada e o atendimento demorou porque o acidente aconteceu na Ilha Viçosa e nós tivemos que ir de barco até Itamatatuba, depois de voadeira até a Vila Progresso, no Bailique", disse Benedito.

O pai se emociona ao relembrar o estado em que a filha chegou ao Hospital de Emergência.

"Ela parecia tão mal que na hora do curativo eu fechava os olhos, não queria ver o sofrimento dela. Agora tenho certeza de que ela está em boas mãos, está se recuperando com rapidez e logo poderemos voltar para casa", suspirou o pai.

O médico Augusto Pupio, que assumiu a chefia do CTQ no final de junho, destaca que o trabalho realizado pelos técnicos do centro vai se estruturando cada vez mais para atender as necessidades dos pacientes.

"Após assumir o CTQ, conseguimos otimizar o trabalho, mas estamos longe de onde queremos chegar. Com o projeto de reforma do HE o nosso espaço será melhorado", considerou.

Isso será possível porque o governo do Estado, através do PROAMAPÁ Saúde, prevê a ampliação do espaço físico do Hospital de Emergência e no projeto de ampliação está a reestruturação do Centro de Tratamento de Queimados, com a criação da sala de curativos com sedação, espaço para colocação de berços, separando assim crianças da área de adultos, e sala de fisioterapia.

Segundo Regiclaudo Silva, diretor do Hospital de Emergência, os investimentos previstos são da ordem de R$ 20 milhões.

"Os investimentos no Hospital de Emergência, através das ações do PROAMAPÁ Saúde, acontecerão ainda neste ano. Nós já inauguramos toda a parte de climatização, agora vamos dar inicio às obras de ampliação do HE", informa o diretor.

Para Augusto Pupio, os investimentos do PROAMAPÁ no CTQ mostram a preocupação do governo com a saúde da população amapaense. Ele destaca que a meta dos técnicos é que o paciente atendido no CTQ receba o mesmo tipo de tratamento que um paciente recebe no Centro de Queimados dos Estados Unidos, por exemplo.

"O nosso centro ainda será um dos melhores do Brasil", finalizou.

Araciara Macedo/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação