Novembro Azul
Notícias
18/07/2012 16h26 - Atualizado em 18/07/2012 16h26
Laboratório Central capacita técnicos em diagnóstico de leishmaniose
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Técnicos em diagnóstico de endemias (malária, leishmaniose, doença de Chagas e filariose) participaram recentemente de um curso de atualização em Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). O treinamento foi oferecido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AP).

Segundo o sub-gerente da Rede de Laboratório do Estado, Giovani Rodrigues Cordeiro Mariano, a capacitação serviu para atualizar os participantes quanto à transmissão, epidemiologia, coleta e diagnóstico laboratorial da leishmaniose, tipo LTA. O treinamento também avaliou a qualificação dos microscopistas quanto ao diagnóstico laboratorial dessa doença. Os participantes ainda receberam informações sobre noções de biossegurança e uso adequado do microscópio.

O curso aconteceu de 9 a 13 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Laboratório de Controle de Qualidade de Endemias do Lacen. Ao todo foram capacitados 14 microscopistas que atuam com realização de exames nos municípios de Amapá, Calçoene, Macapá, Mazagão, Oiapoque, Santana e Tartarugalzinho.

O treinamento foi oferecido por técnicos do Lacen, envolvendo profissionais de nível superior e médio, responsáveis pelo Controle de Qualidade do Diagnóstico de Endemias no Estado.

Giovani Mariano explicou que, a partir deste curso, os técnicos que passaram pela capacitação estão aptos a realizar o diagnóstico da leishmaniose LTA no próprio município. A iniciativa deu início ao processo de descentralização desse serviço, que antes ficava sob a responsabilidade exclusiva do Centro de Referência em Doenças Tropicais (CRDT).

"Esse foi o segundo treinamento específico para leishmaniose. Vamos continuar capacitando os técnicos em todo o Estado, haja vista que é competência do município assumir o diagnóstico dessas endemias", finalizou.

Edy Wilson Silva/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação