Outubro Rosa
Notícias
12/07/2012 12h55 - Atualizado em 12/07/2012 12h55
Igarapé Novo recebe apoio do governo do Estado para reconstruir a comunidade
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O maior problema registrado em Igarapé Novo é a erosão provocada pelo rio Amazonas, cujas águas estão avançando sobre a vila e causando perdas e danosA Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), em parceria com o Comando do Corpo de Bombeiros, realizou recentemente, a pedido da Associação de Moradores Extrativistas, Pescadores e Agricultores da Comunidade, uma visita à comunidade de Igarapé Novo, localizada no município de Itaubal do Piririm, com o objetivo de fazer um levantamento socioeconômico das condições e necessidades da população, formalizando um diagnóstico para a atuação das políticas públicas na localidade.

Durante a ação foi designada uma equipe composta por técnicos especializados e o gerente de Articulação dos Municípios (NAM), Antônio Penafort, para identificar de forma precisa todos os trabalhos necessários.Corpo de Bombeiros Militar realizou o transporte de técnicos da SIMS à comunidade (Foto: Antonio Penafor)

Para a efetivação de um projeto em beneficio da localidade, a equipe reuniu com os moradores a fim de saber quais as solicitações e benfeitorias a serem implementadas, confirmando através de trabalho de campo todas as solicitações dos ribeirinhos.

Segundo a assistente social da SIMS, Lena Cristina Gomes, o maior problema registrado em Moradias estão a beira do rio e em constante perigo de desabamento (Foto: Antonio Penafor)Igarapé Novo é a erosão provocada pelo rio Amazonas, cujas águas estão avançando sobre a vila e causando perdas e danos. "A comunidade precisa de apoio e o governo do Estado vai constituir uma força-tarefa para sanar todos os problemas. É importante ressaltar que os moradores já perderam casas e escola, que ficaram submersas", diz.

Lena Gomes explica que a intenção é reconstruir a comunidade em outro local, pois o atual necessita de novas instalações elétricas porque a mesma foi atingida pelas águas, um novo posto de saúde para atender não somente a comunidade de Visita domiciliar aos moradores da comunidade Igarapé Novo (Foto: Antonio Penafor)Igarapé Novo, como também as localidades de Três Irmãos, Igarapé Cobra e Jerusalém do Pau Mulato.

Após todo o levantamento, a equipe estuda como vai atuar na área para iniciar em breve uma intervenção administrativa em beneficio da comunidade de Igarapé Novo. "Articulações estão sendo feitas para a realização de uma força-tarefa que garantirá em breve a reconstrução do local", conclui Lena.

Cristiane Mareco/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação