Novembro Azul
Notícias
09/07/2012 18h11 - Atualizado em 09/07/2012 18h11
Governo do Amapá inicia Ação de Cirurgias Ortopédicas
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Começou na tarde desta segunda-feira, 9, no Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), a Ação de Cirurgias Ortopédicas, promovida pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), do Rio de Janeiro (RJ). Só nesta primeira etapa, 15 médicos do Into e técnicos do Ministério da Saúde (MS) estão dando suporte necessário à equipe do hospital.Médicos acompanham pacientes por meio de intensificador de imagens durante Ação de Cirurgias Ortopédicas promovida pelo Governo do Amapá

Ainda pela tarde, a equipe comandada pelo médico José Luiz Carvalho esteve visitando o Hospital de Emergência (HE) para verificar a demanda e selecionar os pacientes que passarão por procedimento cirúrgico. A previsão é que até o final da ação 30 pacientes sejam operados.

Para José Luiz, esse tipo de parceria é fundamental para a promoção da saúde no Estado. "Estamos aqui para dar apoio necessário à Secretaria de Saúde. Nossa equipe está empenhada para que tudo corra da melhor forma possível", enfatizou o médico.

O chefe da equipe médica explicou ainda que o mapa de cirurgias para cada dia será escolhido na noite anterior. Para isso, são analisados o tipo de cirurgia, o tempo esperado e os procedimentos pré-operatórios.

Nesta terça-feira, 10, acontecerá uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes, equipe do Into e médicos do HCAL para avaliação do primeiro dia da ação. Na oportunidade, serão dados os encaminhamentos necessários para as próximas cirurgias.

Essa é mais uma ação do governo do Estado, que faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que está investindo na saúde e na qualidade dos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sônia Sandim/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação