Notícias
03/07/2012 16h29 - Atualizado em 03/07/2012 16h29
Campanha de Vacinação contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta aos usuários que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), se encerra nesta sexta-feira, 6. A campanha, que teve início no dia 16 de junho, já imunizou cerca de 12,3 milhões de crianças contra a paralisia infantil em todo o país. Crianças de zero a cinco anos que ainda não tomaram a vacina, devem ser levadas a uma unidade de saúde mais próxima de suas casas para que possam ser imunizadas contra a poliomielite.

De acordo com o último balanço divulgado pelo MS, os estados com as maiores coberturas vacinais, até o momento, são Santa Catarina (96,2%), Paraná (94,4%), Goiás (93,8%), São Paulo (91,7%), Rio de Janeiro (90,8%) e Rio Grande do Sul (90,6%). Entre as regiões, o melhor desempenho é da Sul (93,4%), seguida pelas regiões Sudeste (90,8%), Centro-Oeste (86,9%), Nordeste (82,2%) e Norte (79,3%). O Amapá até o momento contabilizou 58.391 doses aplicadas, para uma meta de 70.700.

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Maria Angélica, em alguns casos, os pais se esquecem de levar os filhos para vacinar. "Como diz o ditado 'o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora'. E isso pode ocasionar o esquecimento, fazendo com que a criança não seja vacinada", explica.

Angélica esclarece ainda que em agosto será realizada em todo o país a segunda etapa da campanha, que servirá para atualizar os esquemas vacinais do calendário básico de vacinação. "Na segunda etapa as crianças que estão começando o esquema vacinal ou que nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose da vacina e iniciar o esquema vacinal contra a pólio e outros vírus", comenta.

Alieneu Pinheiro/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação