Outubro Rosa
Notícias
27/06/2012 16h47 - Atualizado em 27/06/2012 16h47
Política efetiva para juventude: governador Camilo Capiberibe lança o programa Onda Jovem
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta quarta-feira, 27, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o programa Onda Jovem, que em 2012 disponibilizará 7 mil vagas para qualificação da juventude amapaense. A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população do Estado, em todos os 16 municípios. O objetivo é capacitar jovens e adolescentes, com idades entre 15 e 29 anos.

Lançamento do Onda Jovem: governador enfatiza que o programa é uma ação efetiva em prol da juventude e reforça seu compromisso com os jovens do Amapá. Outras fotos: clique aqui.A ação será coordenada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), em parceria com diversas secretarias de Estado. Além de qualificar os jovens, o programa pagará uma bolsa, no valor de R$ 120,00, que auxiliará o estudante a se manter na sala de aula. O Onda Jovem substitui o antigo Amapá Jovem.

Conforme o titular da Sejuv, Alex Nazaré, o Onda Jovem promoverá lazer, entretenimento, práticas esportivas e capacitação para os jovens amapaenses. Ele disse ainda que a secretaria fará o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas por eles.

Secretário Extraordinário de Políticas para a Juventude (Sejuv), Alex NazaréAlex Nazaré ressaltou que o programa foi planejado de acordo com as demandas da juventude amapaense e que a existência de dotação orçamentária para o desenvolvimento do projeto, que na gestão anterior utilizava recursos de outros setores para o pagamento das bolsas, será de R$ 12 milhões ao ano.

"Nessa primeira etapa, o Onda Jovem atenderá inicialmente 7.000 jovens nos 16 municípios do Amapá, mas pretendemos ampliar o alcance do programa. Além do valor da bolsa, ofertaremos políticas públicas para a juventude em várias áreas, como Saúde, Esporte, Empreendedorismo, Educação, Cultura, entre outras. Queremos que esse programa seja um exemplo para o Brasil e contamos com o total apoio do governador Camilo Capiberibe, que é o principal incentivador do programa", pontuou Alex Nazaré.

Diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), José Alípio JúniorPortal Onda Jovem

Durante a solenidade, o diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Junior, apresentou o Portal Onda Jovem, onde serão disponibilizados dados sobre os beneficiados e as ações das secretarias de governo sobre o programa. A página também servirá para inscrições em subprogramas do governo estadual voltados à juventude amapaense.

Apoio do governo federal

Assessor da Secretaria Nacional da Juventude, Fabrício LopesO assessor da Secretaria Nacional da Juventude, Fabrício Lopes, afirmou que o Amapá é o único Estado do Brasil com uma política efetiva em prol dos jovens. Ele destacou a eficácia do programa Crédito para a Juventude, lançado em 2011 pela atual gestão e coordenado pela Sejuv.

"Tenho certeza de que o Onda Jovem, a exemplo do Crédito para a Juventude, será uma política pública eficiente para os jovens do Amapá. O governador e sua equipe recuperou a credibilidade deste Estado junto ao governo federal e daremos o apoio necessário para que as ações que visam a melhoria de vida do jovem amapaense tenham sucesso", disse Fabrício.

O governador enfatizou que o programa Onda Jovem é uma ação efetiva em prol da juventude. Na ocasião, Camilo Capiberibe reforçou seu compromisso com os jovens do Amapá.

"No governo anterior, o programa Amapá Jovem era apenas transferência de renda. Não adianta somente repassar dinheiro, é preciso uma política efetiva para a melhoria de vida da nossa juventude. Por isso lançamos o Onda Jovem, que substitui o antigo programa, mas é de fato uma ação em prol dos jovens, pois além do pagamento de bolsas, a medida irá qualificar milhares de estudantes", salientou o governador.

"Nossa intenção não é fazer uma política de renda mínima para a juventude e sim uma política de inclusão social, inserção produtiva, de apoio ao protagonismo juvenil na Cultura e no Esporte. Eu acredito na juventude e reafirmo o meu compromisso com o lançamento do programa Onda Jovem, que é uma ação do governo inteiro para melhorar a vida dos jovens amapaenses", garantiu o governador.

Bruno Vaz - estudanteVisão do jovem

O estudante Bruno Vaz pontuou que a proposta do programa é fundamental para a melhoria de vida da juventude amapaense. "O Onda Jovem atende aos nossos anseios. O programa trará capacitação, nos dará oportunidade de participar de projetos esportivos e sociais. Essa medida é um pacote de ações efetivas para o presente e futuro dos jovens amapaenses. Estou muito feliz e agradecido ao governador pela iniciativa", avaliou.

Elton Tavares/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação