Notícias
21/06/2012 17h23 - Atualizado em 21/06/2012 17h23
Estudantes da Ueap apresentam II Mostra de Prática Pedagógica
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promoverá na manhã deste sábado, 23, a II Mostra de Prática Pedagógica: a importância da prática pedagógica para a formação de professores. A ação objetiva criar um espaço para a interlocução entre a comunidade acadêmica e o público externo, por meio da socialização de experiências e diferentes saberes sobre a educação no Estado.

A Prática Pedagógica é componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e tem por objetivo articular a formação acadêmica e profissional dos educandos aos eixos de ensino, pesquisa e extensão, de maneira a subsidiar a relação entre o saber, o pensar e o intervir, por meio da vivência teoria/prática = práxis.

Na Ueap, a prática pedagógica é desenvolvida por meio de projetos de pesquisa diagnóstica e intervenção pedagógica, pautados na identificação e solução de problemas relacionados a situações reais do contexto, levando os acadêmicos a definir estratégias próprias de busca, ordenação, análise e interpretação de informações.

Como componente curricular, a prática pedagógica leva em consideração três diferentes e intrínsecos aspectos: ser um instrumento de integração do aluno com a realidade social, econômica e do trabalho de sua área/curso; instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino; instrumento de iniciação profissional.

Sob a ótica da integração do aluno com a realidade social, a prática pedagógica possibilita a interlocução com os referenciais teóricos do currículo. Assim, deve possibilitar a participação do acadêmico em projetos de intervenção pedagógica, favorecendo a aproximação entre as ações propostas pelas disciplinas curriculares.

Como instrumento de iniciação à pesquisa e ao ensino, a disciplina conduz à reflexão sobre a realidade observada e gera problematizações e projetos de pesquisa entendidos como formas de iniciação à pesquisa educacional. Como iniciação profissional, deve ocorrer junto às escolas e unidades educacionais, nas atividades de observação ou participação em projetos, como um "saber fazer" que busca orientar-se por teorias pedagógicas para responder às demandas colocadas pela prática pedagógica.

Ao apresentar os resultados levantados sobre as instituições escolares do estado do Amapá, a II Mostra de Prática Pedagógica da Ueap torna públicas as condições das escolas, suas particularidades, necessidades e potencialidades, nas modalidades de ensino: creche, educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. O evento ocorrerá no auditório central, quadra poliesportiva e hall de entrada do campus I da Universidade.

Keila Gibson Rebelo/Ueap

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação