Notícias
14/06/2012 23h13 - Atualizado em 14/06/2012 23h13
Governador Camilo faz abertura oficial da Quadra Junina 2012
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Outras fotos: clique aqui.O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, abriu nesta quinta-feira, 14, no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, o Arraiá da Beira Rio, Festival Oficial da Quadra Junina 2012 no Estado. O evento, que acontecerá no período de 15 de junho a 1ª de julho, é realizado em uma estrutura montada especialmente para a festividade. O governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão para a realização dos festejos juninos na capital e outros municípios. A ação faz parte da valorização da cultura da gestão estadual.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Cultura, Zé Miguel, até o final de junho, no local serão realizadas apresentações teatrais, de quadrilhas juninas, entre outras atrações culturais. Nesta sexta-feira, 15, começa a disputa de 97 quadrilhas juninas, que disputarão o título de melhor grupo junino de 2012.

Segundo Zé Miguel, o Arraiá da Beira Rio é o maior evento junino da região Norte, reunindo mais de 15 mil jovens em um movimento da cultura surgido no Nordeste, mas que ganhou identidade própria no extremo Norte do Brasil. O secretário disse ainda que a expectativa de público é de aproximadamente 10 mil pessoas por noite.

"Organizamos e estamos conduzindo o Arraiá da Beira Rio junto com os quadrilheiros do Amapá. A festa possui uma estrutura de grande porte, que oferece apresentações culturais, cinema, comida típica, enfim cultura compartilhada. Este foi o desejo do governador, um projeto bem feito e com um investimento que dê retorno para a sociedade", salientou o secretário Zé Miguel.

O governador visitou stands e conversou com o povo. Camilo Capiberibe ressaltou que o investimento, além de fomentar e fortalecer a cultura, promove o entretenimento e gera emprego e renda para a população.

"A exemplo do Carnaval, a quadra junina é um evento que gera emprego e renda para o cidadão, além de muita alegria", ponderou o governador Camilo Capiberibe. "Estou feliz pela grande participação popular e pela bela organização. Outro ponto positivo é o fortalecimento do turismo, pois com uma estrutura desta fará com que o turista que gosta do período junino se interesse pelo Amapá", avaliou o governador.

Estrutura

O secretário de Cultura explicou que a capacidade da estrutura é para 4 mil pessoas nas duas arquibancadas, para 2 mil em pé, área vip reservada para 20 portadores de deficiência física, 3 camarotes (do governo do Estado, autoridades e imprensa) e outra área vip destinada às diretorias dos grupos juninos, com capacidade para 1,5 mil pessoas (presidentes de quadrilhas, misses, coreógrafos etc.). Além de barracas com cinema, comidas típicas, exposição e vendas de artesanatos e, para completar, um espaço voltado às brincadeiras tradicionais do período de São João.

O presidente da Liga dos Grupos e Associações Juninas do Amapá (Ligajap), Rony Oliveira, afirmou que há anos os quadrilheiros ansiavam por um local apropriado para a realização da quadra junina. Ele agradeceu a sensibilidade do governador em atender essa demanda da categoria e fortalecer este segmento cultural.

"Estamos muito felizes pela bela festa fomentada pelo Governo do Amapá. O secretário Zé Miguel organizou a festa de acordo com o diálogo com a Ligajap. Agradecemos ao governador Camilo Capiberibe pela estrutura, patrocínio e boa vontade em realizar a melhor quadra junina que o Amapá já viu", comemorou o presidente da Ligajap.

Elton Tavares/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação