Notícias
29/05/2012 13h50 - Atualizado em 29/05/2012 13h50
Projovem Trabalhador tem apoio da Secretaria do Trabalho em Mazagão
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Prefeitura de Mazagão e Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) resulta na implantação do programa Projovem Trabalhador. São 298 vagas disponibilizadas ao município para 15 cursos de qualificação social e profissional voltadas a jovens com idades entre 18 e 29 anos.

O programa será executado em Mazagão por meio de uma emenda da deputada federal Fátima Pelaes, no valor de R$ 500 mil, com contrapartida de R$ 54 mil da Prefeitura. O Projovem Trabalhador tem por finalidade qualificar jovens em cursos específicos e orientados nas potencialidades das localidades contempladas, objetivando a inserção no mercado de trabalho ou em atividades de geração de renda. Serão atendidos jovens que residem nas comunidades do rio Ariramba (Vila Betel), Carvão, Maracá, Mazagão Velho e na sede de Mazagão.

As inscrições iniciaram no dia 28 e se estendem até 2 de junho, na Secretaria da Juventude da Prefeitura. Para a comunidade de Mazagão Novo são cursos de auxiliar de administração, vendedor ambulante, pintor, eletricista de instalações (edifícios), instalador de sistemas eletrônicos de segurança, cabeleireiro e comunicação e marketing.

Em Mazagão Velho, a qualificação envolve artesão regional, auxiliar de produção cultural e auxiliar de figurino e costureiro. Na localidade de Maracá, os cursos são extrativista florestal e produtos regionais e operador de computador. No Distrito do Carvão, auxiliar de produção cultural. Em Ariramba, os jovens vão receber qualificação para operador de microcomputador.

A Secretaria do Trabalho ficou responsável pelo monitoramento e supervisão do programa durante a execução dos cursos, bem como encaminhar os jovens ao mercado de trabalho, por meio de agências locais do Sistema Público de Emprego, emprego e renda e projetos públicos de emprego e renda para contratação do trabalhador qualificado. Uma equipe itinerante da secretaria percorre as comunidades para atender os jovens que não podem se deslocar até a sede de Mazagão para se inscrever.

O cronograma de inscrições nas comunidades segue as seguintes datas:

- Rio Ariramba, dia 28 de maio, das 8h às 17h, Escola Municipal Rio Ariramba;

- Vila Maracá, dia 30 de maio, das 8h às 17h, Escola Estadual Evilásio Pedro de Lima Ferreira;

- Mazagão Velho, dia 31 de maio, das 8h às 17h, na Subprefeitura de Mazagão Velho;

- Carvão, dia 31 de maio, das 8h às 17h, Escola Estadual Fagundes Varela.

Para se inscrever é necessário ter entre 18 e 29 anos.

Os documentos exigidos são: CPF, PIS, RG, Título de Eleitor, Carteira de Reservista, comprovante de residência e declaração de renda familiar.

Ascom/Sete

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação