Outubro Rosa
Notícias
25/05/2012 17h59 - Atualizado em 25/05/2012 17h59
Mulheres comemoram II Encontro Internacional de Parteiras Tradicionais do Amapá
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

"Coragem e ousadia definem a história de vidas de inúmeras parteiras tradicionais espalhadas pelo Estado do Amapá". O relato é da parteira Rosilda Nery Brito, de 56 anos, que realizou seu primeiro parto dentro de um barco, a caminho de Macapá, e nunca mais parou e está feliz pela realização do II Encontro Internacional de Parteiras Tradicionais no Amapá, realizado pelo governo do Estado.

Dona Rosilda Nery aprendeu todo trabalho de parteira com a mãe e se orgulha de vir de uma geração que cultivou esse saber e continua ensinando suas filhas e filhos, que já se acostumaram em ver muitas crianças nascer. "Amor é o que eu tenho por cada menino e menina que vejo o fôlego de vida ao nascer", vibrou.

A parteira já perdeu a conta de quantos partos fez e diz, com orgulho, que nenhuma criança morreu em suas mãos. Dona Rosilda está confiante que as parteiras serão reconhecidas pela sociedade e ansiosa pela entrega do Kit Parteira, que acontecerá no segundo dia do seminário, neste sábado, 26. O kit contém vários itens, entre eles a capa de chuva, toalha, estetoscópio, tesoura e material para curativo.

Lilian Monteiro/Seicom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação