Novembro Azul
Notícias
25/05/2012 16h15 - Atualizado em 25/05/2012 16h15
Filme amapaense “Somos Parteiras” será lançado neste sábado
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Em dezembro de 1999, parteiras tradicionais de todo o Estado do Amapá reuniram-se na capital, Macapá, para produzir uma radionovela pela humanização do parto. Sob orientação da radialista Mara Régia e a médica ginecologista-obstetra Lívia Martins Carneiro, elas se inspiraram em histórias da própria experiência e vida para criar o enredo.

É com foco neste momento que o documentarista Gavin Andrews produziu o filme "Somos Parteiras", que será exibido neste sábado, 26, às 9h, durante o II Encontro Internacional das Parteiras Tradicionais: memória, identidade e inclusão social, no Ceta Ecotel.

As imagens mostram momentos de vida dessas mulheres ribeirinhas, que, em sua maioria, moram em comunidades nas margens das centenas de rios e igarapés da Bacia Amazônica e que guardam a vida, os costumes e a cultura desta região. Embora filmado em 1999, este vídeo foi finalizado recentemente e será apresentado pela primeira vez.

A realização é do documentarista Gavin Andrews, com trilha sonora "São as Parteiras", composição da parceria de Val Milhomem e Zé Miguel. O documentário circulará sob licença da Creative Commons, podendo ser livremente distribuído para fins não comerciais, e estará disponível no site: filmes.castanha.org, a partir deste sábado, 26 de maio.

Rita Torrinha/Secult

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação