Outubro Rosa
Notícias
22/05/2012 17h23 - Atualizado em 22/05/2012 17h23
CRTN atrai atenção fora do Estado
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Jornalista do canal Futura conhecendo as instalações do CRTNO Centro de Referência em Tratamento Natural (CRTN) funciona há sete anos no Estado, com o enfoque na assistência e tratamento natural dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). São vários profissionais que trabalham com a promoção da saúde e prevenção de doenças, por meio de atividades e programas como, por exemplo, orientação nutricional, atividades corporais, acolhimento, reeducação alimentar, entre outros.

Neste sentido, são poucos os centros destinados às terapias funcionando no Brasil. O Amapá é o que tem a unidade mais completa em relação ao tratamento das terapias na Federação. Foi o que atraiu a coordenadora de Articulação e Mobilização Comunitária na Região Norte, do canal Futura, Kélem Cabral, que soube das ações do centro em um encontro de medicina alternativa no Nordeste e se propôs a visitar e conhecer as atividades desenvolvidas aqui no Amapá.Kelém Cabral entregou ao diretor do CRTN o kit “maleta saúde”, que poderá ser usado em prol dos pacientes do centro

Durante a visita, o diretor do CRTN, Jarbas Ataíde, mostrou as técnicas adotadas em todos os procedimentos realizados pela unidade, além da estrutura física que é disponibilizada aos pacientes. "O CRTN trabalha com pessoas de todas as faixas etárias. Nós usamos aqui uma política de integração, é o respeito à cultura tradicional de braços dados com a medicina científica", enfatizou Jarbas.

Na visita também foram apresentadas as propostas de projetos que o centro pretende implantar, como os dois núcleos de terapias naturais, os chamados CRTN-NUTNs, que funcionarão nas instalações do Super Fácil. O objetivo da implantação é a descentralização do serviço e a facilitação do acesso aos moradores dos bairros mais distantes do Centro da cidade. "Já encaminhamos esse projeto ao secretário de Estado da Saúde, com a solicitação de pessoal qualificado e equipamentos", concluiu o diretor.

Diretor do CRTN em entrevista ao canal FuturaKelém Cabral explicou ao diretor que o canal Futura atua na identificação e desenvolvimento de ações sociais inéditas, e colabora para potencializar atividades existentes dos parceiros. Nesse sentido, ela disponibilizou um kit chamado de "maleta saúde", que reúne uma ampla variedade de programas do canal Futura que abordam a temática com diferentes públicos e material complementar e de linguagem acessível com dicas de como pode ser utilizado.

Ela explicou ainda que os programas desenvolvidos pelo Centro, quando utilizarem esse material, podem vir a ser veiculados pela emissora.

Sônia Sandim/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação