Notícias
21/05/2012 8h02 - Atualizado em 21/05/2012 8h02
Jogos do Meio do Mundo: Luiz Pingarilho vai a Caiena e reúne com federações esportivas
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Na quarta-feira, 16, o secretário do Desporto e Lazer, Luiz Pingarilho, desembarcou em Caiena para sua primeira visita à Guiana Francesa como representante oficial do Governo do Amapá. Pingarilho foi participar de reunião com os presidentes de federações esportivas de diversas modalidades, que estarão participando dos Jogos do Meio do Mundo, em Macapá e Santana, no período de 15 a 25 de julho.

O secretário foi ao prédio do Conselho Geral da Guiana Francesa, onde foi recebido no gabinete pelo presidente Alain Tien-Liong, que lhe deu as boas-vindas. Liong disse que o governo francês apoiará o evento e que será uma honra para a Guiana participar dos primeiros Jogos do Meio do Mundo.

Pingarilho disse a Liong que estava ali representando o Governo do Amapá. "Nós viemos aqui para essa visita cordial à Guiana a fim de reforçar nosso convite a vocês e dizer que o governo do Estado está se preparando estruturalmente para realizar esse grande evento, e fazer de tudo para que os atletas possam ter tranquilidade em todos os sentidos, como segurança, hospitalidade, alimentação, entre outras coisas, para que eles possam render o máximo  de seu potencial técnico, na competição", enfatizou.

Logo em seguida, o secretário dirigiu-se ao auditório acompanhado dos técnicos da Sedel, Olivaldo Nunes e Ronaldo Cunha, para a reunião com os dirigentes das federações. Além dos dirigentes, estavam presentes Atis Jaier (vice-presidente do Conselho), Alain Mijdt (agente de Animação Territorial do Serviço de Cooperação) e Alain Champlain (chefe departamental de Esportes e Lazer), além de técnicos que atuam no Conselho Geral.

No auditório, cada dirigente recebeu uma cópia do projeto para acompanhar a apresentação em datashow, feita pelo técnico Olivaldo Nunes, quando todos puderam tirar suas dúvidas existentes sobre o evento.

No final da apresentação, Alain Champlain falou que a Guiana vai participar de todas as modalidades esportivas e disse que o Conselho Geral estará apoiando financeiramente as federações que estejam com dificuldades.

O secretário Luiz Pingarilho, ao lado do intérprete Ronaldo Cunha, agradeceu pela acolhida e disse que esse evento é uma forma do Governo do Amapá estreitar e reforçar ainda mais as relações entre os dois países, através do esporte.

Na quinta-feira, 17, Pingarilho teve audiência com o presidente da Liga de Futebol da Guiana, Bafau Marcel, onde conversou sobre futebol sub-15. Falou também sobre Copa do Mundo de 2014, com o presidente das Divisões de Bases da França e ex-goleiro da seleção de 1998, Bernard Lama, que hoje faz parte da comissão que coordena a seleção principal da França.

Com a Liga ficou acertada a realização de algumas clínicas esportivas entre os dois países para troca de experiências entre os treinadores e a participação da seleção amapaense sub-15 em um torneio, que será realizado no segundo semestre deste ano, previsto para setembro.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, o secretário pediu apoio da Guiana Francesa para que a seleção da França utilize o Estádio Zerão como Centro de Treinamento.

Rodolfo Santos/Sedel

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação