Novembro Azul
Notícias
09/05/2012 8h53 - Atualizado em 09/05/2012 8h53
GEA estuda soluções tecnológicas para dar agilidade e transparência aos serviços
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Técnicos e gestores do Prodap e da Sead apresentam ao governador Camilo Capiberibe o projeto que integra diversos processos administrativosO governo do Estado estuda a implantação de um sistema de padronização de serviços que vai agilizar e dar transparência às compras, patrimônio, contratos e licitações. Técnicos e gestores do Prodap e da Secretaria de Administração apresentaram nesta terça-feira, 8, um projeto que integra diversos processos administrativos que fazem contraponto aos utilizados hoje, considerados ultrapassados, burocráticos e que não garantem agilidade e confiabilidade. O governador Camilo Capiberibe disse ser esse um caminho para que os serviços oferecidos pelo Estado sejam unificados e transparentes.

A ideia é adequar à administração uma ferramenta tecnológica que demonstre com clareza todo o processo referente a registro de preço, termo de referência, catálogo de material e serviços, pregão eletrônico e presencial, banco de preço, fornecedores e compra direta. A proposta apresentada contempla todas essas necessidades e garante integrar todo o Estado, padronizando o sistema de compras e preços de produtos. O presidente do Prodap, Alípio Júnior, afirmou que o setor de Informática do GEA tem capacidade técnica para dar suporte ao sistema.

"Estamos analisando maneiras da administração ter um ponto unificado de compra, trabalhe de uma só maneira e que as informações geradas pelo sistema sejam detalhadas e registrem todos os procedimentos", pontuou o governador Camilo.

Hoje em dia, os métodos utilizados são desatualizados e dispersos por setor, o que gera burocracia e desvio de dados. Esses pontos negativos são considerados prejudiciais à uma administração pública que preza pela limpidez nos processos e pretende aliar à gestão avanços tecnológicos, fazendo com que o GEA acompanhe a era digital.

Entre as vantagens do sistema exposto estão: na área de Termo de Referência, ele identifica itens, objetivos, informações financeiras planejadas para a aquisição e registra o histórico de atividades. Com relação a compras, o sistema controla o fluxo de tramitação, como pesquisa de preço, cálculo de apuração, armazena documentos eletronicamente e facilita a procura de informações dos processos. Sobre contratos de serviços, ele garante controle de todas as modalidades através de cadastro de notas e avaliação de desempenho.

Por meio do sistema, os convênios serão plenamente acompanhados e monitorados desde a execução física até o financeiro. Quanto ao patrimônio, este terá gerenciamento total, inclusive relacionado à transferência e movimentação de bens, depreciação, avaliação, reavaliação, baixa e inventário periódico. O governador e técnicos do Estado avaliam o sistema que deve ser implantado até o segundo semestre.

Mariléia Maciel/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação