Novembro Azul
Notícias
25/04/2012 16h18 - Atualizado em 25/04/2012 16h18
Sesa promove oficina de assistência domiciliar do Estado do Amapá
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Começou na manhã desta quarta-feira, 25, a Oficina de Atenção Domiciliar do Estado do Amapá. A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Estiveram presentes na solenidade de abertura a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar do Estado, Selma Gomes Maciel; a coordenadora do Serviço de Atenção Básica de Macapá, Kelly Araújo; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Roberto Bauer; a coordenadora do Serviço de Atenção Domiciliar do município de Campinas (SP), Mônica Nunes; o representante do Ministério da Saúde, Emanuele Paulino Soares e o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Carlos Sampaio.

Selma Gomes trabalha há quatro anos na assistência domiciliar e disse que está satisfeita em ver o programa ser implantado e expandido. "Essa é uma proposta de ação importante, principalmente para aquele que precisa ser assistido, com a certeza de que podemos melhorar cada vez mais".

A oficina tem como objetivo implantar o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) no município de Macapá, caracterizado por um conjunto de ações de promoção a saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, além de expandir o serviço já oferecido pelo Estado.

A coordenadora do SAD do município de Campinas (SP) ressaltou que, além de constituir essa linha de capacitação dentro da família do paciente, os profissionais de todas as áreas de atenção à saúde conseguem discutir o projeto e solucionar possíveis problemas ou dificuldades. "Precisamos que o Estado e municípios estejam particularmente envolvidos", conclui.

O SAD é voltado para os pacientes que possuem problemas de saúde e têm dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde, com necessidade de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. A programação da oficina foi planejada para envolver, capacitar e integrar as equipes.

Após a capacitação, serão implantadas quatro Equipes Multiprofissionais de Assistência domiciliar (EMAD) e duas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP), administradas pelo município de Macapá. A oficina termina nesta quinta-feira, 26.

Programação

Data: 26/04

* 8h30 - Café da manhã com prosa

* 9h - Continuação dos trabalhos em grupo

* 10h30 - Plenária

* 12h40 - Intervalo para almoço

*14h30 - Cuidados Paliativos e AD – Angélica Yamaguchi (NADI/HC/SP)

* 15h30 - Lanche

* 16h - Judicialização e AD - Mônica Nunes (SAD-Campinas/SP)

* 18h - Encerramento

Sônia Sandim/Sesa

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação