Notícias
17/04/2012 11h53 - Atualizado em 17/04/2012 11h53
Oficiais e sargentos da PM são capacitados em gerenciamento de crises
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Oficiais e sargentos da Polícia Militar do Estado do Amapá, num total de 35 alunos, iniciaram nesta segunda-feira, 16, o Curso de Gerenciamento de Crises, ministrado pelo tenente-coronel da PM Orivan Elias de Oliveira, coordenador de Planejamento e Elaboração de Projetos do Estado-Maior Estratégico da Polícia Militar da Paraíba. Com 60 horas/aulas, o curso vai preparar os militares em psicologia básica, gerenciamento de crises, negociação em assaltos com reféns e rebelião em presídios.

A aula inaugural, no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, contou com a presença do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Marcos Roberto Marques, e do subcomandante da Polícia Militar do Amapá, coronel Manoel Edilelson Madureira Batista, chefe do Estado-Maior Geral da PM, que representou o comandante geral, coronel Pedro Paulo Rezende.

"O investimento em estratégias de negociação em situações de crise é fundamental para garantir o desfecho pacífico em assaltos com reféns e rebeliões em presídios", disse o secretário Marcos Roberto. Ele acrescentou que recentemente assaltos com reféns, em Macapá, foram solucionados sem disparos e vítimas.

Para Marcos Roberto, a essência da capacitação visa garantir a integridade física de reféns, dos policiais e dos criminosos envolvidos em episódios dessa natureza.

"O curso de gerenciamento de crises é um investimento na ação preventiva da Polícia Militar e vai trazer maior tranquilidade à sociedade", enfatizou o secretário.

Entre os 35 alunos do curso estão comandantes e subcomandantes de batalhões da Polícia Militar, sargentos e a psicóloga da corporação Dayse Quintas. O instrutor do curso, tenente-coronel Orivan Elias de Oliveira, é um especialista no assunto. Ele é mentor e coordenador do curso de gerenciamento de crises, resgate de reféns, abordagem e treinamento de segurança de autoridades.

Regis Sanches/Sejusp

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação