Notícias
11/04/2012 18h06 - Atualizado em 11/04/2012 18h06
Polícia Militar realiza aula inaugural do Programa Cidadão Mirim
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A Polícia Militar do Amapá (PM/AP), por meio da Diretoria de Ação Social, realizará nesta quinta-feira, 12, a aula inaugural do Programa Social Cidadão Mirim, na Escola Estadual Professor Nilton Balieiro Machado, localizada no bairro Marabaixo, às 9h.

As atividades dos programas sociais e escolas desportivas, realizadas pela PM, são desenvolvidas por profissionais devidamente capacitados, que atuam como educadores sociais, tendo as competências e habilidades necessárias para a execução das mesmas.

A Diretoria de Ação Social, atualmente sob a direção do major Antônio Jackson Rodrigues da Silva, foi criada por meio da Lei Complementar nº 063, de 6 de abril de 2010, com a missão de oferecer um conjunto de estratégias educativas, formativas e inclusivas a crianças, adolescentes, jovens e adultos, por intermédio da Subdivisão dos Programas Sociais.

Três programas são responsáveis pela operacionalização (Proerd, Cidadão Mirim e Telecentro de Inclusão Digital) e quatro escolas desportivas (Campeões do Basquete; Campeões do Amanhã - Escola de Futebol; Ginga Amapá - Escola de Artes Marciais e Peixinhos Voadores - Escola de Natação).

Por sua vez, o Programa Social Cidadão Mirim foi criado em 5 de março de 1991, e atualmente sob responsabilidade do 2º tenente Joezer Carlos de Mendonça Maia, tem como objetivo atender adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 12 a 15 anos, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, possibilitando a integração e o bom convívio dos mesmos com a família, escola e sociedade.

Desde sua criação, o referido programa social já atendeu cerca de 8 mil alunos. Atualmente, funciona com 12 núcleos de atendimento, sendo sete em Macapá, três em Santana, um em Porto Grande e um em Oiapoque, com previsão para atender 420 alunos no ano de 2012.

O Programa Social Cidadão Mirim funciona de segunda a quinta-feira, no turno da manhã (7h30 às 11h) e tarde (14h às 17h). Entre suas atividades socioeducativas, têm-se instruções sobre drogas e prevenção, educação cívica e sobre o trânsito, direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outros.

Anselmo Wanzeller/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação