Outubro Rosa
Notícias
02/04/2012 12h22 - Atualizado em 02/04/2012 12h22
RDM inicia ciclo de entrevistas desta semana com o gestor do Siac Super Fácil
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O gestor da Unidade Central do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) - Super Fácil, Dário Nascimento, foi o primeiro a participar do ciclo de entrevistas desta semana na Rádio Difusora de Macapá (RDM) no programa Jornal Primeira Notícia, apresentado por Paulo Silva, Maurício Medeiros e Rodrigo Juarez, das 7h às 9h.

Nesta segunda-feira, 2, o diretor do Siac Super Fácil iniciou falando sobre a comemoração de aniversário de dois anos de serviços prestados à população da zona Sul da capital e das problemáticas que vêm desde a sua inauguração.

"Comemoramos o aniversário da unidade zona Sul com muita satisfação. Oferecemos um café da manhã aos funcionários, convidados e à comunidade. Foi um momento de comemoração, mas não esquecendo que problemas herdados da gestão passada faltam ser resolvidos e estamos trabalhando para resolvê-los", disse o gestor.

Ele enfatizou que um dos problemas da unidade de atendimento da zona Sul é a falta de acessibilidade aos cadeirantes. "Recebi reivindicações da Associação dos Cadeirantes com relação à acessibilidade daquele local de atendimento, que foi inaugurado sem a rampa de acesso aos cadeirantes e o elevador que não funciona desde a inauguração e não podemos mandar consertar, pois ainda está na garantia de licitação, o que impede a resolução desse problema, conforme a Lei 866", declarou Dário.

Reestruturação de serviços

Além dos serviços nas esferas municipal e estadual, o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), a Polícia Rodoviária Federal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foram incluídos para a realização de seus trabalhos dentro das dependências do Super Fácil da zona Sul. As unidades da EMTU, CEA, Caesa, Politec, Detran, Defenap, Casa da Cidadania, Procon, DRT, Secretaria da Receita Estadual já desenvolvem seus trabalhos ali.

"São avanços que estamos sempre querendo proporcionar aos que procuram a rede Super Fácil em todos os lugares que existe uma unidade do órgão", ressalta o diretor.

Emissão de passaportes

A Polícia Federal inicia seus serviços de emissão de passaportes nesta segunda-feira, no Siac Super Fácil do bairro central. "Foi mais uma implantação de um serviço muito esperado pela população, onde a PF e o Governo do Estado do Amapá vinham trabalhando para inserir no órgão, localizado no Centro de Macapá. Já existia um boxe da Polícia Federal dentro do Super Fácil, mas ainda não oferecia esse serviço. Agora, quem quiser obter seu passaporte poderá ir até o órgão estadual do Centro da cidade", orienta Dário.

Avaliação, satisfação e gratificação

O Governo do Estado do Amapá, por meio do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão, concedeu aos colaboradores do órgão um aumento significativo em suas gratificações. Trata-se da Gratificação Pecuniária Especial, que é concedida exclusivamente aos funcionários do Siac, sujeitos ao horário especial de trabalho, que cumprirem devidamente ao disposto no art. 6º da Lei 0639/2011.

O apresentador Paulo Silva pediu para o gestor avaliar o funcionamento da rede Super Fácil em todo o Estado do Amapá em sua gestão.

"Tínhamos um gargalo a ser resolvido, que era a questão da retirada da gratificação dos funcionários, pois esses servidores eram capacitados para realizar um bom atendimento e não tinham a devida gratificação, e o governador Camilo Capiberibe os beneficiou criando a lei. O conforto na climatização e organização são alguns dos conceitos a serem destacados no órgão e que a população aprova. Isso prova que estamos avançando", destaca.

Quadro de funcionários

O diretor fala sobre o grande número de contratos administrativos no órgão e não dava resultados positivos para a população.

"Em 2010, tínhamos o registro de 532 contratos administrativos que exerciam serviços no órgão e, apesar de não termos o quadro próprio de servidores, em 2011 reduzimos para 31. Dessa forma, conseguimos dar resultados positivos para a população, pois ainda não tivemos reclamações sobre a qualidade no atendimento dos servidores ao público. O Super Fácil possui mais de 300 funcionários federais e aproximadamente 188 estaduais", ressalta.

Anselmo Wanzeller/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação