Notícias
29/03/2012 18h37 - Atualizado em 29/03/2012 18h37
Polícia Militar prepara nova turma de soldados que irá atuar nas UPCs
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A última turma de concursados da Polícia Militar do Amapá (PM/AP) iniciou nesta quinta-feira, 29, o Curso de Formação de Soldados que os tornará aptos para atuar nas ruas e quartéis. Desta vez, são 205 alunos que iniciam o Curso de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM.

O governador Camilo Capiberibe esteve na aula inaugural e anunciou que eles fazem parte de uma geração de policiais que irão entrar para a história. "Vocês serão preparados para atuar diretamente com a população, têm como compromisso resgatar a polícia cidadã, que foi extinta e volta agora", disse o governador.

Com essa nova turma, o governo do Estado chega ao efetivo de 637 policiais aprovados no último concurso, que foram chamados em 2011. Os formados das duas primeiras turmas foram designados para os batalhões de todo o Estado.

Estes últimos irão atuar nas Unidades de Polícia Comunitária (UPC), que começam a ser instaladas em Macapá ainda neste semestre. Elas seguem a filosofia de policiamento comunitário, próximo do cidadão e que não permite arbítrio, abuso de autoridade, nem desrespeito. Em Laranjal do Jari a primeira base está em atividade e reduziu a violência em 33% desde dezembro do ano passado.

Além de capacitação específica para atuar nas UPCs, os alunos recebem instruções de Técnicas de Abordagens, Policiamento Ostensivo, Método Giraldi, Direito Processual Penal e Direitos Humanos. "As políticas públicas têm que transformar a realidade, melhorar a vida da população. Isso será trabalhado até enraizarmos a cultura da cidadania, que já deu resultados positivos no Araxá e Pedrinhas. Sabemos que a força tem que ser usada às vezes, mas vamos insistir para que prevaleça a prevenção", disse o governador Camilo.

Está programado para serem instaladas três UPCs neste semestre, duas em Macapá e uma em Santana. Na capital, uma ficará no bairro Novo Horizonte e outra no Araxá para atender também o bairro Pedrinhas. Em Santana, ela será instalada no distrito de Igarapé da Fortaleza. "É visível que a segurança pública começa a dar resultado e isso é fruto do esforço em conjunto do governo. Desde o ano passado, já colocamos 94 viaturas nas ruas, mais os novos policiais", falou o governador.

Ele ressaltou ainda outros investimentos, como a implementação do Programa de Arrendamento Residencial para militares, o reajuste de 100% do Auxílio Fardamento para os policiais e bombeiros militares do Estado, entre outros. "Acabei de autorizar que a Secretaria de Justiça e Segurança Pública e o Iapen façam um estudo para avaliar a necessidade de chamar os aprovados do Instituto que ainda não estão atuando. Isso é mais prova de que a segurança é muito importante para este governo", finalizou o governador.

Mariléia Maciel/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação