Outubro Rosa
Notícias
23/03/2012 15h35 - Atualizado em 23/03/2012 15h35
Sejusp aposta em polícia comunitária para reduzir violência no interior
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Inspirada no resultado positivo alcançado nos dois primeiros meses deste ano, em Laranjal do Jari, onde a implantação de uma Unidade de Polícia Comunitária (UPC), em dezembro de 2011, fez cair em 33% o índice de violência em todo o município, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) anuncia a instalação de uma Unidade Integrada de Segurança Comunitária (Unisc) na Delegacia de Polícia de Pracuúba, cuja sede será inaugurada neste sábado, 24, às 17h30.

O prédio da delegacia, que passou por reforma e adaptação, abrigará as polícias Civil e Militar, que desenvolverão suas atividades no mesmo ambiente, de maneira integrada, ficando a cargo da PM o trabalho comunitário na região.

Implantada em dezembro do ano passado, a UPC de Laranjal do Jari contabilizou, em dois meses, uma redução de 80% no índice de criminalidade nos seis bairros que integram a região da unidade de policiamento comunitário. A queda refletiu no restante do município, que registrou diminuição de 33% no número de crimes.

O bom resultado observado no município jarilense, primeiro a receber uma Unidade de Polícia Comunitária, é a meta da Sejusp para todo o interior do Estado, a partir de agora.

Em Pracuúba, a Unidade Integrada de Segurança Comunitária abrigará, junto à Polícia Civil, prédio com área total de 302,81 metros quadrados. O local passou por reforma, iniciada em maio do ano passado, com investimento de R$ 256.714,71 do Tesouro Estadual.

Programado para ser inaugurado neste sábado, pelo governador do Amapá, Camilo Capiberibe, o prédio conta com espaços para recepção, cozinha, depósitos (três) e garagem; alojamento com banheiro, banheiro, salas climatizadas (duas) e castelo d'água em madeira com cisterna (2.000 litros). Há também um bloco de celas com área para banho de sol (12,21 metros quadrados) e celas individuais com banheiro (duas) e coletivas com banheiros (duas).

Pracuúba tem uma população de 3.783 habitantes, a menor entre todos os municípios amapaenses.

Denise Muniz/Sejusp

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação