Notícias
28/02/2012 21h56 - Atualizado em 28/02/2012 21h56
GEA libera o pagamento de progressões e promoções salariais aos policiais civis
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

O Governo do Amapá está retomando os pagamentos atrasados de progressões e promoções dos servidores do Estado concedidos em 2009 e 2010, na gestão passada, mas que não foram pagos até o momento.

Desde 2011, o GEA decidiu saldar essas pendências salariais contemplando os servidores de todas as classes. Os primeiros a receber as pendências foram os professores, cumprindo assim o acordo firmado durante a greve da categoria, promovida em 2011.

No pagamento referente à folha de fevereiro, confirmado para esta quarta-feira, 29, o GEA pagará a primeira das três parcelas dos salários pendentes aos policiais civis, lotados na Portaria nº 0230. "O pagamento desses servidores é retroativo a 1º de fevereiro de 2009", esclarece a secretária de Estado da Administração, Maria Luíza Ceará.

Segundo ela, o montante dos pagamentos atrasados, somente dos policiais civis, ultrapassa R$ 925 mil, razão pela qual houve a necessidade de parcelar a remuneração por conta do orçamento do Executivo destinado para o exercício de 2012.

O objetivo do GEA é saldar os pagamentos em atraso de todas as classes do funcionalismo público. O parcelamento dependerá do montante estabelecido a ser pago. "A pretensão do governo era poder pagar essas pendências em uma única cota, mas não podemos aumentar a folha do Estado em quase um milhão de reais. Não temos orçamento para isso", explica Maria Luíza.

O logro fiscal deixado pela gestão passada é grande. Mas, de acordo com a secretária, até o final da gestão do governador Camilo Capiberibe, todos os retroativos deverão ser liquidados. "Para se ter uma ideia do tamanho do débito deixado pelo governo passado, se hoje o governador nos desse vinte milhões de reais para quitar os pagamentos, não liquidaríamos setenta por cento dos retroativos", calcula a secretária.

Os próximos servidores a receber os retroativos das promoções e progressões salariais serão do setor administrativo, a partir da folha de pagamento referente ao mês de março.

Júnior Nery/Secom

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação