Notícias
16/02/2012 21h07 - Atualizado em 16/02/2012 21h07
Ministério de Minas e Energia acata proposta do GEA e CEA está mais próxima de solução definitiva
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Ministério de Minas e Energia acata proposta do GEA e CEA está mais próxima de solução definitiva

"Acatamos plenamente a proposta do governador Camilo Capiberibe, que começa com o saneamento da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) lá no Estado e vai avançar agora com a inclusão da Petrobras, Eletronorte, Eletrobras e de nossa equipe para discutir uma solução que seja definitiva". Assim o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, abriu o encontro com o governador e com a bancada federal do Amapá. A declaração demonstra a abertura de nova negociação para apresentar alternativas que garantam a viabilidade da CEA.

De acordo com o ministro Lobão, técnicos do Ministério vão se reunir na quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, depois do Carnaval, para analisar a situação e apresentar alternativas que viabilizem a Companhia. "Essa discussão não poderá se alongar por muito mais tempo. Serão encontros rápidos e que apontem os melhores caminhos. Por isso não podemos colocar a questão no epicentro das paixões políticas", recomendou o ministro.

O governador Camilo Capiberibe se mostrou satisfeito com a postura do Ministério. "Não viemos apenas em busca da solução dos problemas da CEA, viemos também em busca de soluções que permitam o Estado se desenvolver. Afinal, o problema da energia é o problema do desenvolvimento".

O governador fez questão de agradecer o apoio da bancada federal em todas as tentativas de solução para a Companhia, destacando o esforço que o Estado tem feito para aliviar o peso da dívida para um caso de uma operação de crédito. "Foi por isso que fizemos o encontro de contas do Estado com a CEA e conseguimos abater parte da dívida", disse Camilo.

Participaram da reunião as deputadas federais Janete Capiberibe (PSB/AP), Dalva Figueiredo (PT/AP) e Fátima Pelaes (PMDB/AP), os deputados federais Vinícius Gurgel (PR/AP), Evandro Milhomen (PCdoB/AP) e Bala Rocha (PDT/AP). Além dos senadores João Capiberibe (PSB/AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL/AP). Todos foram unânimes ao aprovar a nova negociação entre Governo do Estado do Amapá e Ministério de Minas e Energia.

Opiniões

Saio feliz e satisfeito. A decisão de formar comissão e recuperar a memória de tudo isso é louvável. Vamos avançar. (João Capiberibe – Senador – PSB-AP)

Nós temos consciência do problema e da importância que o Governo Federal e o GEA dão à solução do problema. A iniciativa mostra que não estamos apartados do Brasil. (Dalva Figueiredo – Deputada Federal – PT-AP)

Eu disse que se o governo do Estado não apresentasse uma proposta eu não participaria mais de reuniões sobre o tema. E ele apresentou. O GEA nos deu 'musculatura' para conversar com o ministério. O apoio da bancada foi fundamental. (Evandro Milhomem – Deputado Federal - PcdoB - AP)

A situação da CEA não interessa apenas ao Amapá, mas também ao Sistema Nacional. Saio daqui satisfeito, voltaremos à tribuna do Senado para ressaltar o bom termo que encontramos aqui. (Randolfe Rodrigues – Senador - Psol – AP)

O Estado está fazendo o máximo para reduzir os encargos, esperamos que a união faça a mesma coisa. Meu partido faz oposição ao governador, mas queremos encontrar a solução técnica que traga os menores impactos e diluídos no maior tempo possível. (Bala Rocha – Deputado Federal - PDT - AP)

Não podemos comprometer o Estado que, em breve, será exportador de energia. A CEA tem seu valor e isso precisa ser levado em conta. Acredito que dessa vez vai dar certo. Estamos todos unidos. (Vinícius Gurgel – Deputado Federal – PR -AP)

Reabrir a discussão e fazer outra negociação demonstra a postura do Ministério. Nosso governador já mostrou a disposição de fazer os ajustes necessários. O caminho está aí para uma solução viável para todos. (Fátima Pelaes – Deputada Federal – PMDB - AP)

Tenho certeza que a CEA, esse patrimônio, continuará público, do povo do Amapé e do Brasil. Vamos aguardar os caminhos na maior expectativa. (Janete Capiberibe – Deputada Federal – PSB - AP)

Murilo Caldas/SEGB

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação