Notícias
28/11/2011 18h40 - Atualizado em 28/11/2011 18h40
Contagem regressiva para final da Campanha Antiaftosa no Amapá
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

A 2ª Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa no Amapá encerra nesta quarta-feira, 30, e a expectativa é proteger 100% do rebanho amapaense. A informação é da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro).

O criador tem até o dia 15 de dezembro para apresentar o recibo da aquisição da vacina e a relação dos animais vacinados (por categoria) em uma das Unidades Veterinárias Locais (UVL's) da Diagro para notificação. Caso contrário, ele não poderá receber o Guia de Trânsito Animal (GTA), exigido no momento da comercialização.

A Diagro informa, seguindo orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que não haverá prorrogação do prazo de vacinação, e tudo está sendo cumprido conforme o calendário de imunização. Quem descumprir a lei e não vacinar o rebanho estará sujeito a multas e penalidades graves.

A coordenadora do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), médica veterinária da Diagro, Luciana Barreto, diz que o sucesso desta campanha no Estado deve-se ao empenho do Governo do Amapá, Ministério da Agricultura e Superintendência Federal de Agricultura no Amapá (SFA/AP), com o apoio dos pecuaristas amapaenses.

Atualmente, o Amapá tem aproximadamente 307 mil cabeças de gado, tendo o segundo maior rebanho de búfalos do Brasil, com 201.935 animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação