Notícias
22/11/2011 20h12 - Atualizado em 22/11/2011 20h12
Etnia Aruak é a grande campeã dos Jogos Indígenas do Amapá 2011
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Ampliar imagem
Aruak é o campeão dos Jogos Indígenas 2011
Ampliar imagem

Depois de três dias de muita disputa, encerrou neste domingo, 20, a fase final dos Jogos Indígenas do Amapá 2011, uma realização do governo do Estado por intermédio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Indígenas (Sepi), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Foram disputadas modalidades de arremesso de lança, arco e flecha, subida do açaizeiro, natação, canoagem, corrida de tora (masculino e feminino), corrida de jamaxi, cabo de guerra e futebol (masculino e feminino).

Na natação, vitória de Ednilton do Manga, e no feminino, vitória do Açaizal. Na canoagem, vitória do Açaizal no feminino e Aruak no masculino. Na subida de açaizeiro, Diego, com seis segundos e dezenove milésimos, da aldeia Gabili. No lançamento de lança, vitória de Diógenes, da aldeia Santa Izabel.

Na disputa de corrida normal, o vencedor foi o Aruak. Na corrida de tora masculina deu Aruak, já na corrida de tora feminino, a vitoriosa foi a aldeia do Manga. No cabo de guerra masculino, vitória do Parque do Tumucumaque, e no feminino, Santa Isabel. No arco e flecha, vitória do Açaizal. No futebol feminino, vitória do Manga por 1x0, e no masculino, vitória do Aruak, nos pênaltis, 3x2, em cima do Santa Izabel.

Com essas vitórias nas modalidades, a comunidade de Aruak é a campeã dos Jogos Indígenas 2011, com 64 pontos conquistados. A comunidade de Santa Izabel ficou na segunda colocação, com 41 pontos.

Mário Tomaz/Sedel

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação