Notícias
21/10/2011 10h35 - Atualizado em 21/10/2011 10h35
Lançamento da Campanha Contra Febre Aftosa será nesta sexta no Parque de Exposições
Da Redação - Agência Amapá
A-A+ Tamanho da Letra

Para reforçar as ações de prevenção e combate à febre aftosa, o Governo do Amapá, através da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado (Diagro), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança oficialmente nesta sexta-feira, 21, a Campanha Estadual de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que começou no último sábado, 15, com encerramento previsto para o dia 30 de novembro.

A cerimônia ocorrerá às 16h, no Parque de Exposições da Fazendinha, com a presença de autoridades governamentais e lideranças rurais do Estado. O objetivo da campanha, este ano, é vacinar100% do rebanho de 307 mil bovídeos e alcançar o status de médio risco para febre aftosa e até 2013 ficar livre da doença com vacinação, o que permitirá ao segmento produtor ampliar atividades econômicas no Amapá.

Segundo o coordenador de Defesa e Inspeção Animal da Diagro, médico veterinário Darcio Nunes, durante o lançamento da campanha serão repassadas ao setor produtivo e aos pecuaristas amapaenses informações sobre a importância da sanidade do rebanho e as ações adotadas pelo governo estadual para salvaguardar o status sanitário do Estado, que há 14 anos não registra foco de febre aftosa.

A vacinação contra a febre aftosa acontece durante os meses de maio, outubro e novembro, quando o produtor é obrigado a fazer a declaração de vacinação nas Unidades Veterinárias Locais (UVL's) do seu município até o dia 15 de dezembro, ficando sujeito à multa pelo não cumprimento e impedido de transportar e comercializar o gado.

Este controle é feito com a GTA (Guia de Trânsito Animal), um documento indispensável para o controle de entrada e saída de animais no Estado. É através dela que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios.

Carlos de Jesus/Diagro

Cadastre-se para receber o Boletim Eletrônico
Nome
E-mail
Assessorias
Secretaria de Estado da Comunicação